Este banho de Ogum para abrir caminhos tem a função de limpar tudo o que existe de ruim e negativo na sua vida, desde pensamentos pessimistas, inveja, ansiedades, feitiços, e liberar espaço para que o novo, o positivo e o desejado entrem.
Principais folhas e ervas de Iemanjá
Banho de Iemanjá: para purificar corpo e a alma Desligue o fogo quando levar fervura e deixe descansando por duas horas. Tome o banho higiênico e depois jogue a água do pescoço aos pés, pedindo que Iemanjá te proteja de todo o mal e tire as energias que atrapalham a sua vida do seu caminho.
O que contém no Sal de Banho de Iemanjá Foram escolhidas algumas das ervas ligadas a ela, como a Colônia, Pata de Vaca, Embaúba, Abebê, Jarrinha, Golfo, Rama de Leite, e outras, todas harmoniosamente combinadas para trazer a proteção espiritual e o aroma agradável para o seu banho.
As flores de Iemanjá são as rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas e crisântemos brancos. podem ser todas as flores brancas, mas o mais comum são as palmas.
Um grande balaio, enfeitado com panos brancos e azuis abriga tudo o que Iemanjá gosta: rosas, sabonetes, perfumes, pentes, joias e espelhos.
Em um dia de sábado, pegue um vaso de flor, encha de rosas brancas e coloque na mesa da sua cozinha ou sala. Ofereça essas rosas brancas para Iemanjá e peça saúde para todos os moradores da sua casa.
Você pode acender uma vela azul clara, rosa ou branca a Yemanjá e pedir com fé que suas graças serão atendidas.
Comida :Ebô de milho branco com azeite doce ou mel, peixe cozido com pirão de farinha de mandioca, arroz cozido doce enfeitado com fatias de maça, manjar de maizena, canjica cozida branca e refogada com camarões e cebola com azeite de oliva, peixe de água salgada, ebo pupá, Eko e acaçá.
Iemanjá Ogunté: Considerada a nova guerreira, dona da espada, esposa de Ogum ferreiro (Alagbedé) e mãe de Ogum Akorô e Oxóssi. O nome significa aquela que contém Ogum. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras. Traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum.
São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.
Você pode fazer um círculo com pétalas de rosa branca no chão, acender a Vela para Iemanjá ou (comprar 3 velas azuis claras, dispondo-as ao redor do círculo) e sentar-se no meio dessa mandala. Depois, acalme o seu coração, e coloque-se em estado de devoção com pensamentos positivos.
Coloque ao lado do pires algumas flores e pingue 3 gotas de seu perfume preferido nas flores e três gotas no pires. Ofereça tudo a Iemanjá, pedindo para que ela ajude você a alcançar o que deseja, rezando em seguida um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
3- Morar longe do mar não é impedimento para saudar Iemanjá: "Acenda velas bonitas, incensos, perfume sua casa, encha-a de flores, ofereça frutas... As oferendas são de cada um, e elas são muito relativas.
Culto aos Pretos Velhos Saudação: Saravá Pretos Velhos, maleme as almas! Defumação: com açúcar cristal, bagaço de cana de açúcar, pó de café, mistura sagrada de quebra demanda, incenso de benjoim.