Folhas sagradas, Euê Orô (Ewé Orò) ou Folhas de Orô é como são chamadas as folhas, plantas, raízes, sementes e favas utilizadas nos preceitos e cerimônias como água sagrada das religiões afro-brasileiras. ... É nas folhas que está à cura para vários tipos de doenças, para corpo e espírito.
A etapa número 1 consiste em dar o bori: sentado no chão, o abiã é banhado pelo sangue de animais sacrificados na sua frente, geralmente aves. Terminado esse ritual, começa a preparação para o próximo passo, conhecido como orô. O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias.
O orô é um arbusto que atinge cerca de 5 metros de altura, com galhos finos e brotação abundante. Apresenta floração de cor branca, é amplamente utilizada no Rio Grande do Sul e parte do Brasil, nos cultos afros em banhos de ervas, lavagem de ocutás entre outros ritos de iniciação.
Oroiná (Egunitá) é Orixá que aplica a Justiça Divina na vida dos seres racionalmente desequilibrados. É regente do Fogo e da Justiça Divina que purifica os excessos emocionais de quem está em desequilíbrio, desvirtuado e viciado em algo ou alguém.
Xangô
Transborda vida e agitação. A cor de Ogum é muito usada para pessoas que queiram pedir paixão, porém muito usada para acelerar uma situação, para pedir emprego e também usada para agilizar processos na justiça. O LARANJA é a cor da alegria, da felicidade aquela que contagia qualquer um.
Vela laranja: deve ser acesa para os Ciganos (também serve para os Baianos) quando se precisa ter força mental, aumentar a confiança, a criatividade, o entusiasmo, o poder de atração e obter sucesso nos empreendimentos. ...
As cores dos Orixás na Umbanda
Na Umbanda, a cor de Oxum é o azul claro, que lembra a água dos rios e cachoeiras. Porém, algumas casas utilizam também do amarelo como cor de Oxum na Umbanda.
Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria, enquanto cruza (fazer o sinal da cruz) por cima do recipiente que contém a guia. Deixe a vela queimar totalmente, retire a guia do recipiente depois de 12 horas e então deixe secar naturalmente. Após isso pode ser usada normalmente.
Como limpar as Guias? As guias devem ser lavadas com águas dos pontos de força da natureza a depender do Orixá correspondente.
Um fio de contas, brajá, guia, colar de santo ou cordão de santo é um colar usado pelos adeptos das religiões de matriz africana. Geralmente, é feito de miçangas coloridas, sendo que a cor do colar indica o orixá, inquice ou vodum do seu usuário.