científicocientífico | adj....ci·en·tí·fi·co co
Termo científico é o termo relacionado, que mostra e revela a ciência, que não é ideológico e nem se baseia no senso comum. É um termo usado na linguagem científica, desconhecido pelos que não são estudiosos de um determinado ramo. ... Termo científico é também chamado de termo técnico ou jargão.
Significado de Cientificamente advérbio De modo científico; que não se orienta por ideologia ou senso comum, mas pela ciência e seus métodos: a pesquisa foi desenvolvida cientificamente.
Quando queremos reforçar argumentos a favor de alguma coisa, pensamento, produto ou técnica afirmamos que é “cientificamente comprovado” e pronto.
A comprovação científica é, pois, o ato de (com)provar através de experimentos (evidências, demonstrações) diretos ou indiretos, ou ainda por métodos probabilísticos (demonstrações matemáticas) a veracidade de alguma hipótese ou teoria com base no “método científico”. ...
Para um cientista, o fato pode descrever uma observação repetitiva de que todos podem concordar; pode se referir a algo que está tão bem estabelecido que ninguém em uma comunidade discorda dele, e também pode se referir à veracidade ou falsidade de uma proposição.
A comprovação científica é o conjunto de processos e métodos teóricos e práticos, conhecidos como Método Científico, que são realizados para averiguar sistematicamente a verdade e formar a certeza de que um determinado fato ou fenômeno de qualquer natureza é real, mensurável e passível de averiguação a qualquer momento ...
As hipóteses possuem características como: Ter enunciado, ser uma sentença declarativa; Possuir uma relação entre duas ou mais variáveis (parâmetros); Ser testável, passível de (comprovação), por processos de observação e/ou experimentação.
Lei, no sentido científico, é uma regra com base em algum fenômeno que ocorra com regularidade observada. ... Ao contrário da lei no sentido jurídico, a qual tem em princípio o poder de fazer-se cumprir, a lei científica não tem o poder de impor que um fato ou fenômeno qualquer deva sempre com ela concordar.
Nesse sentido, as hipóteses são explicações provisórias que têm por objetivo fazerem-se compreender os fatos. São "embriões" de ideias que podem vir a figurar posteriormente no paradigma teórico, se validados. Nestes termos, hipótese seria o mesmo que suposição ou conjetura.
A hipótese é a guia de o que se deve e o que não se deve observar, do que procurar, ou de que experimentos fazer, a fim de descobrir alguma lei da natureza. A experiência científica é uma das abordagens empirista fundamentais necessárias à ampliação do conhecimento humano.