Essa solução de formol também é usada para conservar peças anatômicas, como antisséptico e bactericida, além de ser muito usada na produção de resinas, plásticos (baquelite), medicamentos, explosivos, tecidos e produtos de limpeza.
Suas aplicações principais são: Produção de resinas ureia-formol, fenol-formol e melamínica. Agente esterilizante. Agente preservante de produtos cosméticos e de limpeza.
Acetona e Formol são componentes químicos agressivos encontrados em uma série de cosméticos, como removedores de esmaltes e em produtos para cabelo. A Acetona também é conhecida como Propanona um composto químico, incolor e odor característico que evapora facilmente. É inflamável e solúvel em água.
Como preparar uma solução de formalina a 10%: Diluir uma (01) parte de solução de formol 37 volumes em 9 partes de água. Exemplo: para obter-se 100 ml de formalina a 10% devo diluir 10 ml de formol 37 volumes em 90 ml de água.
Assim, o formol concentrado (37%), para uso como fixador, é diluído na proporção de 1:10, ou seja, 1 parte do formol concentrado + 9 partes de solução aquosa tampão, preferencialmente, obstendo-se uma solução a 3,7%, usualmente chamada de “formalina a 10%.” Metanol (tóxico) é usualmente acrescentado à solução ...
AS APLICAÇÕES DO FORMOL TAMPONADO etapa de fixação química, que consiste em colocar o material coletado (amostra para análise) em imersão no formol tamponado 10%, com a finalidade manter sua integridade para que a estrutura celular não seja modificada.
Preparo da solução sulfocrômica:
Pesar 1 g de azul de metileno p.a., dissolver em água e completar o volume a 100 mL. SOLUÇÃO DE AZUL DE TIMOL (C27H30O5S) a 1 % (m/v) Preparo da solução indicadora: Pesar 1,0 g de azul de timol p.a., adicionar 21,5 mL de solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 N e triturar para solubilizar.
O azul de metileno não é toxico e é muito seguro, o que já é uma vantagem. A droga está disponível há cerca de um século, e tem sido usada para o tratamento de metemoglobinemia e, em situações de emergência, envenenamento por monóxido de carbono e cianeto.
Quando é adicionado em uma solução ácida, a cor da solução muda para o amarelo, e quando é adicionado em uma solução básica, se torna azul. Em pH neutro ou muito próximo ao neutro, a cor da solução não fica nem amarela nem azul: fica verde, que é a mistura das duas cores.
E por que ele fica amarelo quando o sopramos com um canudo? Eis a razão: “o gás carbônico que sai da nossa respiração dissolve na água e a torna mais ácida. Com isso, o azul de bromotimol fica amarelo”, conta o professor.
O azul de bromotimol é um indicador ácido-base orgânico sintético. ... Assim como a maior parte dos indicadores, o azul de bromotimol é um ácido orgânico fraco; em meio ácido (nesse caso, abaixo de 6,0), apresenta coloração amarela, enquanto que em meio básico (acima de 7,6), a cor muda para azul.
A Fenolftaleína em soluções ácidas fica incolor e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas; O alaranjado de Metila em solução ácida fica avermelhado e solução básica fica com coloração amarelada; Papel de tornassol nas soluções ácidas torna-se vermelho e nas básicas azul.