“Nas décadas de 1970 e 1980, todos os métodos de alfabetização utilizados na escola apregoavam que o aluno, para poder ler textos reais, primeiro tinha que ser capaz de decodificar letras e sons (fonemas) corretamente. Não se lia, por exemplo, para uma criança que não sabia ler” (MORTATTI, 2006, p. 56).
Antigamente, contudo, os anos eram chamados de séries. A divisão do Fundamental, por sua vez, não existia. Tudo era um único bloco, que ia da 1ª à 8ª série.
Antigamente os jovens ficavam "velhos"mais cedo. Tipo, com 18, 20 anos se casavam e já tinham vida de "adultos". Os jovens de hoje vivem um paradoxo interessante. Assumem responsabilidades no estudo e mercado de trabalho iguais, mas sem deixar de serem jovens.
O R&B foi o gênero predominante na cena musical e nas rádios durante toda a década, obtendo destaque por meio de nomes de grande sucesso como Mariah Carey, Aaliyah, Toni Braxton, Boyz II Men, TCL, En Vogue, Blackstreet e vários outros.
1 – Fama (1980) A história se passa em Nova York em uma Escola de Artes, aonde os alunos são preparados para serem artistas completos, através de aulas de dança, música e atuação.
A década de 70 foi marcada pelo rock progressivo, pelo heavy metal incipiente, pelo reggae, pelo punk , na segunda metade da década, pela música disco e fechando a década, o movimento new wave (nova onda).
Balletomania
Foi marcada por passos de Embalos, Pop, Dance Music, Euro dance, Hip Hop, Country, Sertanejo, Axé, Forró e vários outros estilos dançantes dessa época.