Caso o recalque seja constatado, é preciso monitorar a evolução das movimentações para definir a técnica de intervenção mais adequada. O reforço estrutural visa resgatar, ou seja, recuperar uma estrutura e torná-la mais segura.
Engenheiros e arquitetos conhecem bem o termo recalque nas fundações. ... Na arquitetura e na engenharia civil tal expressão é usada quando numa edificação ocorre um rebaixamento devido ao processo de consolidação do solo sobre sua fundação, causada pelo peso da estrutura.
As possíveis soluções para um Reforço de Fundação são a substituição da Fundação por outra nova, deixando a Fundação antiga no terreno, ou a realização do Reforço de Fundação já existente, utilizando novas estacas, na maioria das vezes de características mais resistentes, mas fundados conjuntamente com os originais.
A substituição ou o reforço de fundações existentes servem para renovar ou aumentar a segurança da fundação original, em virtude do seu mau desempenho ou de aumento do carregamento por ampliação de áreas ou mudança do tipo de uso da edificação.
O Reforço de Fundação é necessário quando existe algum tipo de deficiência na Fundação original e é necessário renovar ou aumentar a segurança da mesma. Vários fatores podem causar a falha de uma Fundação.