Nos juros simples, o juros é cobrado apenas em cima do montante que foi emprestado, ou seja, do capital inicial. Já no juros composto, os juros são calculados sobre o montante emprestado somado aos juros acumulados em cada período, ou seja, um juros sobre juros.
Os juros simples são baseados no total do valor de um empréstimo ou depósito, enquanto os juros compostos se baseiam nesse mesmo total mais os juros que se acumulam em cada período. Como os juros simples são calculados apenas sobre o montante principal de um empréstimo ou depósito, é mais fácil determiná-los.
Os juros são a remuneração paga por todo devedor, como compensação ao credor pelo empréstimo de dinheiro. Indicados de forma percentual, a cobrança de juros pode ser anual, mensal ou até mesmo diária. ... Para que isso seja possível é que existem os juros. Eles atuam como verdadeiros “multiplicadores” do capital.
Assim, os juros representam um valor pago para cobrir a operação financeira e remunerar o tempo que o dinheiro ficou aplicado. Por exemplo, quando você faz um empréstimo com um banco. Nessa situação, o banco está disponibilizando dinheiro e recebendo, em troca, o montante acrescido de juros pelos seus serviços.
Juros compostos são juros que incidem sobre juros. Diferentemente dos juros simples (que incidem sobre um valor inicial), os juros compostos são aqueles que incidem sobre o capital acumulado, que é atualizado todo mês. Dependendo da operação financeira realizada, eles podem trabalhar contra você ou a seu favor.
A equação para calcular o pagamento da taxa de juros anual é: Pagamento = Principal x Taxa de Juros Anual.
Taxas de juros dos bancos, segundo o BC