A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.
A fagocitose fica mais eficiente depois de quatro dias de trabalho — ou seja, de inflamação.
Uma inflamação aguda é uma resposta imunológica que, geralmente, dura apenas alguns dias e é normalmente benéfica para a cura, apesar de ser frequentemente acompanhada por sensações desagradáveis, tais como coceira ou sensação de dor.
Inflamação aguda quando se inicia rapidamente, com ação curta, tendo como principais características o edema e a migração de leucócitos (neutrófilos). Inflamação crônica tem como características uma maior duração, presença de linfócitos e macrófagos, proliferação de vasos, fibrose e necrose.
O microrganismo geralmente é difícil de ser eliminado e, por isso, forma-se o granuloma. Há, portanto, linfócitos T, macrófagos e células epitelioides compondo o granuloma. Algumas doenças cursam com inflamação granulomatosa como, tuberculose, hanseníase, sífilis, sarcoidose e doença de Crohn.
A tuberculose, a sífilis, a hanseníase e a doença da arranhadura do gato são algumas condições em que esse tipo de inflamação se desenvolve. Um granuloma consiste em um agrupado de macrófagos epitelióides cercados por um colar de leucócitos mononucleares, especialmente linfócitos, e ocasionalmente plasmócitos.
A inflamação crônica inespecífica comporta-se sem a formação do granuloma , não havendo predominância de um tipo celular. Nela há células mononucleadas de vários tipos, com variedade de proporções. Assim como na primeira ela desenvolve-se ao longo de meses ou anos.
Por outro lado as Infecções crónicas são cenários onde o sistema imunológico não responde ao agente infeccioso, por muitas razões possíveis. O agente patogénico pode causar inflamação dos tecidos (que podemos, ou não, ser capaz de sentir) mas que pode ter efeitos deletérios a longo prazo.
Como tratar a inflamação crônica e prevenir doenças
Doença crónica ou crônica é uma doença que não é resolvida num tempo curto, definido usualmente em três meses. As doenças crónicas são doenças que não põem em risco a vida da pessoa num prazo curto, logo não são emergências médicas.
A cervicite, também conhecida por endocervicite, é uma inflamação do colo do útero provocada por uma variedade de organismos. Já a cervicite crônica é uma alteração no colo do útero que não causa problemas a mulher e acomete em maior proporção mulheres após o parto e que usam pílula.
O tratamento para cervicite crônica pode ser feito com o uso de antibióticos para tomar e pomadas antibióticas para aplicar dentro da vagina, como Novaderm ou Donnagel, que reduzem a infecção uterina quando a causa são as bactérias. Remédios antivirais podem ser usados em caso de infecção causada por vírus.
Sintomas de infecção no útero Sangramento vaginal fora do período menstrual; Dor durante a relação sexual ou logo depois; Dor na barriga, com sensação de pressão; Febre.