Separador de grama feito com garrafa pet Fazer o desenho no formato desejado, enterrar as tiras feitas com garrafa pet e grampear uma na outra para que fiquem firmes.
Como o terreno embaixo das lajes era muito pedregoso, retirar o excesso de pedras e deixei o terreno todo nivelado para receber a grama. 3º – Riscar no chão as marcações dos espaços para plantar grama, arbustos, forrações e dos espaços para colocar as pedras ornamentais e os caminhos, tudo de forma harmoniosa.
Comprima a área do solo que está sem grama com o seu toque ou com um compactador. O solo deve ser compactado o suficiente para que quando você bata nele com o punho, nenhuma impressão significativa seja feita no chão.
Para fazer bem feito, cortei a terra com uma pá reta (com cuidado porque sabia da existência de encanamentos no local), retirei, coloquei o separador de grama para evitar que a terra invada as pedras, acrescentei isopor picado, areia grossa e manta bidim para ajudar na drenagem e logo cobri com as pedras.
Veja o passo a passo:
Uma opção é marcar os espaços para as plantas e as pedras usando limitadores de grama. Mas há quem prefira não limitar os elementos. Coloque as plantas de sua preferência e, em seguida, cubra o espaço no qual as pedras decorativas serão depositadas utilizando areia fina ou manta própria para jardins.
Primeiro vem uma camada de brita, depois a manta de bidim e só então a areia com terra adubada antes do plantio das mudas”, explica a paisagista Marisa Lima. Para cada vaso ou jardineira, o processo de drenagem é formado por 1/3 de brita e 2/3 de areia misturada com terra vegetal adubada.