Atlanta, Geórgia, EUA
Coca-cola
A produção da Coca-Cola é realizada através da mistura do concentrado de xarope com água gaseificada filtrada. Passa-se ao engarrafamento e posteriormente, à venda e distribuição para o varejo.
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em nove segmentos — refrigerantes, sucos, lácteos, bebidas vegetais, água, águas especiais, água de coco, bebidas esportivas e chás — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria.
Tubaína é um tipo de refrigerante regional, típico do interior do estado de São Paulo, tradicionalmente à base de guaraná, com flavorizantes e aromatizantes de tutti-frutti.
Coca-Cola sabor original contém água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico e aroma natural. Cada 200ml contém 85kcal e 10mg de sódio.
Coloque o suco das duas laranjas na mesma panela e coloque meio copo de açúcar, fervendo em fogo baixo até o líquido ficar com a metade do volume inicial. Espere esfriar e coloque na geladeira. Depois de pronto, misture o xarope da fruta com a água com gás.
A famosa Fanta Laranja, por exemplo, passou a ser produzida com suco de mação, embora a sua fabricante a Coca-Cola garanta que desde 2014 apenas reduziu o suco de laranja no conhecido refrigerante, e apenas incluiu o de maçã na formulação.
Para fazer Coca-Cola, segundo a receita, há que misturar 230 mililitros (mL) de álcool, duas gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, 10 gotas de óleo de nós moscada, cinco de extrato de coentros, dez gotas de óleo de neroli (as flores de laranja amarga) e o mesmo de óleo de canela.
1947. Diante da expansão da estrutura de franquias, foi instalada no país a Liquid Carbonic, empresa que produz o gás carbônico, essencial à fabricação de refrigerantes. O concentrado era importado dos Estados Unidos, e o xarope, produzido no Rio de Janeiro.
“Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.