As Notas do Tesouro Nacional série F são um tipo de aplicação no tesouro direto, mais conhecidas como tesouro prefixado. Elas se diferenciam porque o pagamento de juros dessa aplicação é feita semestralmente, diferente do que ocorre com os tipos NTN-B por exemplo.
1 – Títulos prefixados São os Tesouro Prefixado (LTN) e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F): a) Tesouro Prefixado (LTN) - possui fluxo de pagamento simples, ou seja, o investidor faz a aplicação e recebe o valor de face (valor investido somado à rentabilidade), na data de vencimento do título.
E qual a diferença entre os dois? Simples: a NTN-B paga estes juros (acima da inflação) de forma semestral. Já a NTN-B Principal reinveste os juros no próprio preço do título, ao invés de distribuí-los ao investidor.
As Notas do Tesouro Nacional série F (NTN-F) são títulos com rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra. Por se tratar de um título pré-fixado, o investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento.
Risco do investimento em tesouro pré-fixado com juros semestrais (NTN-F) O principal risco do investimento em tesouro pré-fixado com juros semestrais é o de aumento dos juros e inflação no período do investimento.
Ou seja, valor de face é o valor de resgate do título. Dessa forma, o rendimento de uma NTN-F será dado pela diferença entre o preço de compra e a somatória dos valores recebidos como cupons mais os R$1.
O cupom de juros da NTN-B é calculado com base no VNA do título na data de pagamento. Como a taxa anual do cupom é de 6% e o pagamento é semestral, deve-se encontrar a taxa ao semestre.
A rentabilidade no Tesouro Direto é anual. Para estimar o seu retorno mensal, basta dividir a taxa anual por 12. Porém, o resultado pode variar, principalmente nos títulos atrelados ao IPCA e nos prefixados.
O percentual de diferença entre o valor de face e o valor de compra de um título é o seu rendimento total. Para calculá-lo, basta uma matemática financeira simples. A fórmula do rendimento total é a seguinte: Rendimento total = (Valor de Face)/(Valor de Compra) – 1.
PU é uma abreviação para o Preço Unitário. E é basicamente o preço que cada título público, negociado dentro da plataforma no Tesouro Direto possui.
Como Calcular a Rentabilidade da LTN A rentabilidade de uma LTN é calculada pela diferença entre o seu preço de compra e o valor em seu vencimento (valor de face). Este será sempre R$1.
Além da rentabilidade bruta, as melhores debêntures deste ano também possuem ganho real atrativo. Para o cálculo, basta subtrair o retorno bruto da inflação do período, por exemplo, com uma taxa de 10% e o IPCA em 2,85%, o ganho real será de 7,15%.
Debêntures Comuns
O CDI pode ser apresentado em formato de taxa anual, mensal ou diária. Assim, o CDI mensal, basicamente, corresponde à a média das taxas diárias registradas nos últimos 30 dias. Portanto, para conhecer o CDI mensal, basta somar as taxas diárias do CDI do mês e dividir pelo número de dias.
As debêntures incentivadas não pagam imposto de renda e investem na estrutura do país: conheça as características dessa preciosidade da renda fixa. As debêntures incentivadas podem ser uma escolha poderosa para diversificar suas aplicações em renda fixa.
O principal risco de se investir em debêntures é o risco de crédito. Basicamente, é a possibilidade da empresa que emitiu a debênture não honrar com os pagamentos ou até mesmo entrar com pedido de falência. Nesse caso, o investidor pode ficar sem o dinheiro que investiu.
5 melhores fundos de debêntures incentivadas para investir em 2020
Melhores fundos de investimento de renda fixa
Esse foi o resultado:
More videos on YouTube
Rendimento da poupança é de 1,58%. Hora de migrar - Análises e Recomendações - XP Investimentos %
Quais são as corretoras de ações com menor taxa de corretagem?
O mais conhecido deles é o Tesouro Selic. O Tesouro Selic é um investimento ideal para quem está começando ou formando sua reserva de emergência. Poupança ou Tesouro Direto: qual o melhor investimento?...Tesouro Direto