Uma Carta Pedagógica, nos pressupostos da Educação Popular como humanização, representa um escrito encharcado de engajamento político. Em outras palavras, a Educação Popular tem como projeto uma educação humanizadora, cujo horizonte é uma socieda- de emancipadora.
A Carta se inicia com o local, a data e o destinatário. No contexto da unidade educacional, os principais destinatários são as crianças, os familiares/responsáveis, por isso, é preciso ter uma uma linguagem clara e acessível a respeito das intenções pedagógicas.
Entende-se a Intencionalidade Pedagógica como sendo toda a ação consciente, planejada e executada pelo professor/educador, acomodada dentro do cenário pedagógico (salas de aula ou qualquer outro ambiente no qual seja possível o ato de ensino e aprendizagem), determinado como espaço relacional dos que ensinam e dos que ...
Trabalhar com intencionalidade significa tomar decisões deliberadas, com objetivo e propósito. Sejam as decisões tomadas durante os momentos da rotina, sejam as propostas de experiências nas atividades.
E é exatamente aí que entra um dos campos de experiências definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o “Corpo, gestos e movimentos”. Ele propõe a utilização de tudo o que compõe o corpo, como os próprios sentidos, mas também os gestos, os movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos.
Proponha uma experiência com água e anilina nas cores primárias. Em uma garrafa pet transparente coloque água e pingue algumas gotas de anilina, peça que as crianças observem o resultado. Você pode também misturar algumas cores. Apresente às crianças os Blocos Lógicos, valorizando suas formas e cores.
Quando falamos de conhecimento corporal devemos necessariamente pensar em experiências corporais. Neste sentido, classifique as sentenças como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta. Para aprender movimento é necessário se movimentar.