Escravos de Jó, Terezinha de Jesus, Marcha soldado, Capelinha de melão e Ciranda-cirandinha são algumas cantigas que, associadas a formas diferenciadas do "movimentar-se", caracterizam-se como brincadeiras cantadas de importante contribuição educacional.
Cantigas de roda (também conhecidas como cirandas ou brincadeiras de roda) são brincadeiras infantis, mas que caem no gosto dos adultos também. As crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música.
As cantigas e brincadeiras de roda são manifestações folclóricas onde as crianças se dão as mãos, formam uma roda e cantam melodias que podem ou não ser acompanhadas de coreografia. Antigamente, eram muito comuns no cotidiano infantil da criança brasileira.
O conceito de brincadeira, segundo o dicionário, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair. Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa.
Diferenças entre as Brincadeiras Antigas e Atuais. Podemos citar que as crianças de antigamente não tinham tantos brinquedos como as de hoje e por isso tinham que usar mais a criatividade para cria-los. ... Nos dias de hoje a maioria de nossas crianças não praticam mais as brincadeiras que fizeram parte da nossa infância.
Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, ...
Resposta. Resposta: Pular corda, Cabra-cega, Cabo de Guerra, Perna de Pau, Esconde-esconde, Boneco, Cavalo de Pau, Rodar aros, Bexiga, Pião, Bolhas de Sabão, Cavalinho e etc.
Como o Brasil é um país muito grande, algumas brincadeiras são bem típicas de cada região ou podem ter nomes diferentes.