AC – Agência de Correio. ACF – Agência de Correio Franqueada. AGF – Agência de Correio Franqueada. CDD – Centro de Distribuição Domiciliar.
Existem quatro formas corretas para indicar que uma carta, envelope, sobrescrito, encomenda,… seguirá aos cuidados de uma determinada pessoa.
Portanto, receber uma carta com a sigla A/C (aos cuidados/ao cuidado de) significa que esta carta está sob certos cuidados. Isto não significa, em hipótese alguma, que o remetente ou o DESTINATÁRIO, dão direito ao acesso ao interior do envelope, lacrado ou não.
Siga o exemplo abaixo para enviar uma carta para alguém que está morando na residência de outra pessoa. Se o Vitor Pereira está morando com sua prima Fátima Duarte, então é responsabilidade dela entregar a carta para ele. A abreviação A/C (aos cuidados) virá antes do nome dela.
A maneira correta de abreviar “ao cuidado de” é “A/C”. Essa expressão é, geralmente, utilizada em envelopes ou cartas comerciais destinadas a apenas uma pessoa. Quando se quer enviar uma carta que não pode cair em mãos de outras pessoas, se não aquelas a quem a carta está endereçada, coloca-se essa abreviatura.
O envelope é feito de forma para que possa se colocar as informações referentes ao destinatário (na frente do envelope, lado sem aba) e ao remetente (atrás do envelope, lado com aba).
O endereçamento adequado começa pela forma de tratamento de cortesia, seguindo-se pelos elementos descritos na linha abaixo, na seguinte ordem: a) Nome do Destinatário; b) Tipo do Logradouro + Nome do Logradouro + Número do Lote + Complemento (se houver);
no sobrescrito de carta cuja entrega ao respectivo destinatário se confia a um particular, e não aos Correios, não são “em mãos”, e sim “em mão”, no singular. Também se pode dizer “em mão própria”. A frase apresentada, portanto, deve ser corrigida assim: “Pronto, chefe. Já entreguei a carta a ele em mão.”
O AR deve ser colado no verso do envelope com o endereço do remetente para fora (formulário pa- drão dos correios conforme figuras 3 e 7 do item 3.
Para gerar o Aviso de Recebimento (AR), serviço adicional que permite comprovar a entrega do objeto ao destinatário, clique no botão Gerar AR, logo após o preenchimento das etiquetas com os dados do remetente e destinatários.
O AR é um documento assinado pelo destinatário e que é enviado ao remetente pelos Correios. Tradicionalmente, o AR é entregue fisicamente a quem enviou o material, mas há também o AR Digital, no qual o formulário do AR é enviado ao remetente pela internet.
FAC registrado
Carta e Cartão Postal à vista e a faturar
As informações do aplicativo são atualizadas manualmente pelo usuário ou através de informes em tempo real, sempre que uma nova informação for inserida pelos Correios no SRO.