M472 - Outras espondiloses com radiculopatias - HiDoctor CID-10.
Este problema frequente é um tipo de artrose que causa uma série de alterações na coluna lombar, cervical ou dorsal, afetando os ossos, ligamentos, disco intervertebral e nervos, o que provoca muita dor e, muitas vezes, é incapacitante.
A espondilose lombar é a doença reumática mais incidente em todo o mundo. É um problema causado pelos desgastes dos discos da coluna vertebral, fazendo com o que espaço entre as vértebras ocasionando assim o que é comumente chamado de “bico-de-papagaio”.
6 atividades físicas para reduzir dores na coluna
É fundamental buscar alternativas eficazes para prevenir o problema, pois a doença não tem cura. A osteofitose é progressiva, mas possui controle e, geralmente, a maioria dos casos apresenta sinais leves.
Além do desgaste natural dos discos intervertebrais próprio da idade e da predisposição genética, estão entre as causas mais frequentes do aparecimento do bico-de-papagaio (osteófito) a má postura, a obesidade e o sedentarismo.
O que são os bicos de papagaio na coluna Quando há um desgaste das vértebras e dos discos intervertebrais, pode haver proliferação óssea nas extremidades das vértebras de maneira anormal ao redor dos discos, como forma de proteger essas estruturas do processo de desgaste e estabilizar a coluna vertebral.
Manter uma postura correta ao sentar, andar e dormir; Evitar pegar em cargas elevadas; Ter um peso adequado e, se necessário emagrecer; Praticar atividade física regulamente, principalmente exercícios com pouco impacto como hidroginástica, Pilates ou andar de bicicleta.