EQST

O Que Ser Um Homem?

O que é ser um homem?

Masculinidade é um conjunto de características que a sociedade valoriza em um homem. Ou seja, para um homem ter valor na sociedade, ele tem que provar sua masculinidade a todo momento. Em resumo, ter masculinidade é ser forte. E ser forte não é algo ruim.

Por que o homem é um ser composto?

RESUMO: Segundo Agostinho o homem é composto por duas substâncias, corpo e alma, que embora distintas cooperam de maneira harmoniosa e necessária para formar o homem.

O que é a essência do ser humano?

A essência humana não alienada é resultado de uma relação adequada do ser humano com aqueles atributos que são estritamente humanos, que são razão, vontade e coração.

Por que o homem busca o transcendente?

O homem é um ser conscientemente transcendente, porque sua presença transcende seu corpo, está além do aqui e do agora, sendo capaz de projetar e viver o futuro ou reviver o passado. O homem não apenas reage ao momento, ele antecipa e cria o futuro, ele transcende seu estado, buscando seu Ser.

Por que toda religião aparece como um caminho que conduz o ser humano ao transcendente?

Toda religião aparece como um caminho que conduz o ser humano ao transcendente. As religiões surgem em diferentes regiões geográficas, inspiradas pelas histórias vividas pelos povos, pela arte, pela política, pelo pensamento filosófico de uma determinada época, e por tantas outras influências.

Qual a importância da transcendência para as pessoas?

Na religião, a transcendência é o aspecto da natureza e do poder de uma divindade que é totalmente independente do universo material, além de todas as leis físicas conhecidas. Assim, um deus pode transcender o universo e o conhecimento (está além do alcance da mente humana). ...

O que é transcendência espiritual?

A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo. A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo, e a transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.

Qual é o real significado da imanência de Deus?

Retomando o conceito escolástico de imanência, entendida como a presença do resultado de uma ação na própria ação, Espinoza afirmou que "Deus é causa imanente e não transitiva de todas as coisas", isto é, Deus é causa de todas as coisas que estão nele e nada existe fora dele (Deus sive Natura). ...

O que é o plano de imanência?

Ou, nas palavras de Deleuze: "O plano de imanência é ao mesmo tempo o que deve ser pensado, e o que não pode ser pensado. Ele seria o não-pensado no pensamento. É a base de todos os planos, imanente a cada plano pensável que não chega a pensá-lo.

O que é uma religião panteísta?

O termo panteísmo remete ao grego (pan- tudo e theos- Deus), ou seja, tudo é Deus, basicamente significando a integração, não existindo um ser personificado criador acima do universo. A visão panteísta compreende a profunda unidade que permeia na interligação das coisas - seres, átomos, carbonos e percepção humana.

Por que o mal existe Santo Agostinho?

Para Santo Agostinho, o mal não tem realidade metafísica: todo o mal não é mais que a ausência do bem, a ausência da obra divina. Ou, para ser mais preciso, o mal não é algo que foi criado, não é algo físico – o mal é o “não ser”.