Etnias indígenas no Brasil
O povo indígena com o maior território é o Yanomami, que vive relativamente isolado com uma população de quase 27.
Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas – exceto no Piauí. Mas os índios não vivem apenas nas terras indígenas. Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazônicas e até em algumas capitais brasileiras.
Hoje, no Brasil, vivem mais de 800 mil índios, representando cerca de 0,4% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010. Eles vivem em todo o território nacional, principalmente em 688 Terras Indígenas e em várias áreas urbanas.
As terras indígenas estão localizadas em diversas regiões do Estado de São Paulo, concentrando-se no Litoral norte e sul e no Vale do Ribeira. Os Guarani Mbya e os Tupi-Guarani (Ñandeva) ocupam a maior parte das áreas.
A maior parte das TIs concentra-se na Amazônia Legal: são 424 áreas, hectares, representando 23% do território amazônico e 98.
Os estados com as maiores áreas de territórios indígenas
A maior concentração, entre as regiões do país, é na região Norte, onde vive 37,4% da população indígena – Amazonas concentra 55% desse total. Em área urbana, é a região Nordeste que tem a maior concentração, com 106,1 mil pessoas.
Roraima é o estado
Sudeste
As formas de organização das aldeias indígenas são distintas de um povo para outro. Algumas tribos preferem construir suas aldeias em forma de ferradura; já outras optam pela forma circular; outros, ainda, constroem uma única habitação coletiva.
As aldeias possuíam a organização semelhante entre elas, constituídas sempre por um chefe; cargo sucessivamente ocupado por pessoas com algum grau de parentesco ou idade. ... As tais malocas eram distribuídas de modo circular dentro da aldeia, deixando um espaço ao centro para a realização de “cultos” e rituais.
Resposta: As aldeias (tabas) eram formadas por 4 a 7 malocas que abrigavam cada qual de 50 a 200 indivíduos. As malocas eram construídas em torno de um terreiro, no qual ocorriam cerimônias religiosas, festas e rituais. Algumas aldeias eram protegidas por uma cerca de troncos de palmeira.
Normalmente aprendemos nas escolas, na televisão e em alguns livros, que os índios vivem em casas chamadas de ocas que, juntas formam aldeias, normalmente em formato de círculo. Isso não está incorreto, mas existem vários outros tipos de habitações indígenas que você vai conhecer aqui!
Tipos de Habitações Indígenas
Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.
Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.
O cocar é um símbolo de nobreza para os índios, ultrapassa limites do estético e imprime em suas penas e sementes a ordenação da aldeia, o significado da vida, a importância do ser. Sua forma em arco gira entre o presente e passado, e se projeta para o futuro.
Significado de Cocar substantivo masculino Penacho, laço, distintivo, no chapéu ou capacete. Distintivo de partido. Roseta, para enfeite de cavalos.