A medida abdominal deve ser feita a partir da parte mais estreita da cintura ou do ponto situado na metade da distância, que separa as últimas costelas da parte superior do osso ilíaco. A medida da circunferência do quadril pode ser feita deve ser na altura do maior diâmetro horizontal.
Para medir o diâmetro biparietal e a circunferência cefálica, examinou-se a cabeça fetal em secção axial transversa, visualizando-se a foice, o cavo do septo pelúcido, o núcleo do tálamo e o plexo coróide no átrio dos ventrículos laterais.
O acúmulo de gordura na região abdominal é uma característica associada ao aumento de mortalidade. Por isso, é importante saber sua circunferência abdominal. Pegue a fita métrica e meça a cintura. Se você for mulher, com circunferência abdominal acima de 88 cm ou homem com mais de 102 cm, preste atenção.
Gordura visceral está associada ao aumento de doenças cardiovasculares, aumento da insulina e da glicemia, hipertensão e síndrome metabólica.
A gordura visceral é a quantidade de gordura que está armazenada na região abdominal, em redor dos órgãos vitais, como coração. O valor pode variar entre 1 e 59, sendo dividido em dois grupos: Saudável: 1 a 12; Prejudicial: 13 a 59.
Valores de gordura corporal ideal para homem
Alimentação Uma alimentação balanceada pode ajudar a controlar a gordura visceral. Portanto, é importante investir em uma dieta sem gordura e açúcares e optar por alimentos como frutas e proteínas. Vale também substituir a manteiga por azeite e usar sementes como a linhaça e a chia.
Pratique exercícios físicos de alta intensidade A prática de exercícios físicos aeróbicos sempre foi uma das mais efetivas na tarefa de reduzir a gordura subcutânea no corpo. Ela promove a aceleração do metabolismo e a eliminação de calorias consumidas, consequentemente, perda de gordura.
A gordura subcutânea cobre os músculos abdominais e se você tem muita, não será capaz de ver os seus músculos abdominais. Em comparação, a gordura visceral está localizada entre os órgãos dentro do corpo.