A subnutrição pode ser causada por dois fatores: a alimentação deficiente ou a falta de alimentos. A alimentação deficiente ocorre com pessoas que baseiam a sua dieta alimentar apenas em carboidratos e gorduras, sendo essa alimentação muito pobre em frutas, verduras e proteínas como a carne.
O marasmo é uma desnutrição grave observada em crianças que possuem o peso muito abaixo do esperado para sua altura e idade. Isto faz com que elas percam massa muscular e gordura. O cabelo fica escasso, quebradiço e pode vir a perder a coloração.
A desnutrição pode ser ocasionada pela falta de uma alimentação adequada ou por problemas de saúde que impedem a absorção de nutrientes de maneira correta.
Causas da desnutrição
Desnutrição é um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade, a doença pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau. Existem casos muito graves, cujas consequências podem chegar a ser irreversíveis, mesmo que a pessoa continue com vida.
A dieta hipoproteica é uma dieta que reduz o consumo de alimentos que contenham proteínas. Este tipo de alimentação é indicada, principalmente, para casos de Doença Renal Crônica (DRC) e nefrolitíase.
A dieta hiperlipídica composta de quantidades elevadas de ácidos graxos poliinsaturados facilitou o aparecimento do estresse oxidativo. A prática de exercício físico aeróbio de intensidade moderada propiciou a redução do malondialdeído apenas entre os animais que consumiram dieta normolipídica.