O Catecismo da Igreja Católica expõe a sua doutrina, seus dogmas, os princípios de fé que lhe pertencem, sempre referente aos textos bíblicos. ... Nele se encontra em linguagem simples, acessível, a versão dos pontos essenciais da fé cristã.
1 Compêndio elementar de instruções sobre os princípios fundamentais de uma seita ou doutrina religiosa, especialmente a cristã; catequismo: “Somente um grupo de meninos pobres e um capuchinho que lhes ensinava catecismo” ( JA ) .
Significado de Catequista adjetivo Referente à catequese, ou ao catecismo. substantivo masculino e feminino Pessoa que faz catequese; pessoa que ensina o catecismo.
A estrutura deste compêndio é exactamente a mesma do Catecismo da Igreja Católica, sua fonte. Divide-se em quatro grandes partes: A profissão da fé (doutrina), a partir do Credo. A celebração do mistério cristão (liturgia), a partir dos sacramentos.
Características
Quais são as bases de uma Igreja Verdadeira?
A Igreja Católica do Concílio Vaticano II, encarnada e reclamada pelo Papa Francisco, reúne três características (pilares) essenciais: a misericórdia, a sinodalidade e uma Igreja para os pobres.
O Magistério da Igreja Católica (em latim: Magisterium) refere-se à função de ensinar que é própria da autoridade da Igreja e que, por isso, deve ser obedecido e seguido pelos demais católicos.
No Brasil, além do domingo, as festas de preceito são a Imaculada Conceição de Nossa Senhora (8 de dezembro), o Natal do Senhor (25 de dezembro), a Santa Maria Mãe de Deus (1º de janeiro) e Corpus Christi.
2. Doutrina; norma; prescrição; ordem. Rigorosamente. Os mandamentos da lei de Deus.
Ética é a parte da filosofia que estuda os juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Os preceitos morais expõem o que devemos fazer para ficarmos de bem com a nossa consciência. Os preceitos racionais expõem o que devemos fazer para ficarmos de bem com a nossa vida.
"Preceito significa mandamento, ordenação, regra, norma de conduta, e que é também fundamento, ou seja, "base ou razão em que se firmam as coisas ou em que se justificam as ações, na acepção mais comum, algo coordenado ao sistema constitucional, embora não expresso na Constituição."