crossorigin="anonymous">
A lei de Newton da Viscosidade diz que a tensão de cisalhamento é proporcional ao gradiente de velocidade e a constante de proporcionalidade é a viscosidade dinâmica.
Um fluido é caracterizado como uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos.
O ar é o mais comum fluido gasoso utilizado, estando presente até mesmo na usinagem a seco.
De uma maneira bem objetiva, podemos dizer que a Fluidoterapia nada mais é que a capacidade de, através da doação de fluídos, interferir positivamente na saúde das pessoas, que pode ser pelo passe ou por meio da água fluída.
Equipo adulto: 1 gota = 0,1 mL => paciente necessita de 3,5 gotas/min, 1 gota a cada 17 segundos (0,35 ÷ 0,1; 60 segundos ÷ 3,5 gotas).
A fluidoterapia neste animal será de aproximadamente 5 gotas por segundo durante 4 horas e depois durante as restantes 20 horas do dia 3 gotas a cada 2 segundos.
Se o paciente não estiver ingerindo água deve se calcular o requerimento básico diário, que é de 40-50ml/Kg em 24 horas em cães e 70ml/kg em 24 horas em gatos, outro fator que devemos levar em conta é a reposição, das perdas de sódio e potássio, de acordo com a tabela 2.
Existem outras variáveis da fórmula que devem ser consideradas, principalmente quando o médico prescreve em volume/minuto. Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.
A taxa de infusão precisa ser 5ml/kg/h, então 5kgx5ml=25ml em 3600seg (25/3600), então em 1 seg será administrado 0,007 ml; se 60 gotas equiv. a 1ml, então 0,007ml=0,4 gotas/seg, para 1 min é só multiplicar 0,4 x 60 seg= 25 gotas/min.
Por consequência são muito utilizadas como inotrópicos positivos e vasopressores. Noradrenalina, adrenalina, dopamina, fenilefrina e dobutamina são drogas agonistas adrenérgicas. A noradrenalina e fenilefrina são predominantemente agonistas α, a dobutamina é β e a adrenalina e dopamina são agonistas α e β.
Fentanil® é indicado: Para analgesia de curta duração durante o período anestésico (pré-medicação, indução e manutenção) ou quando necessário no período pós-operatório imediato (sala de recuperação);