substantivo feminino Tinta fabricada pela ação de diluir massas coloridas em água. Pintura executada com tintas diluídas na água; aguarela. Técnica usada para pintar essas pinturas: pintava em aquarelas. ... Etimologia (origem da palavra aquarela).
Palavras que rimam com Trigueiro:
Música Aquarela, de Toquinho. Aquarela, lançada no princípio dos anos oitenta, é uma música que remonta ao universo da infância. Ela recorda o ouvinte da necessidade de se imaginar cenários alternativos, contemplando a beleza que é poder ir além através da nossa capacidade de criação.
O papel que mais uso, justamente por ter um valor mais acessível, é o Canson Aquarela da Linha Universitária (o bloco tamanho A4, com 12 folhas, custa em média R$20,00). A vantagem dele, é que adere bem ao grafite, para quem gosta de traçar o desenho antes de colocar cores.
Pinacoteca é um Museu que contém um Acervo de Pinturas na UFPB. A origem desta palavra, que significa - sala que contém uma coleção de quadros -, é o latim "pinacotheca", derivado do grego antigo "pinacothêkê" : pinax - akos quadro et thêké caixa.
substantivo masculino Cada uma das palavras listadas em um dicionário, enciclopédia ou glossário; palavra. Conjunto de significações e explicações referentes a essas palavras.
Substantivos coletivos
substantivo masculino plural Condição, maneira apresentada por algo ou por alguém, num dado momento: nestes termos, não aceito o contrato. Conteúdo escrito ou verbal: termos de um projeto, de uma conversa. Expressão ou teor próprio de uma área, âmbito científico: termos técnicos.
Como se costuma reconhecer, os termos, quer dizer, as terminologias, são as unidades semânticas dominantes ou mais salientes nos textos técnico-científicos. Não obstante, o termo é uma unidade lexical e sua acepção estará definida no texto-fonte, integrando a totalidade da tessitura textual.
Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.
O que faz com que um texto seja um texto? O entrelaçamento significativo entre os elementos das frases e orações e parágrafos, o que chamamos de coesão e coerência. Esses dois fatores garantem a textualidade, isto é, o que faz com que um texto seja um texto, e não uma sequência de palavras ou frases.
O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário.
Resposta. Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. ... ... O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.
Explicação: O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literário é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.
Poemas, romances literários, contos, lendas etc. Texto não literário: Reportagens, receitas, livros didáticos etc.
A musicalidade, as funções e os tons poéticos e artísticos, a criatividade, a estética da escrita, a organização das palavras e a linguagem com muita expressividade são algumas características encontradas em um texto literário.
Em textos literários predomina a preocupação com a estética e o entretenimento. ... Muitas vezes, precisamos refletir acerca dos textos literários, pois eles podem ser relativos, interpretativos. Ele é poético, fala sobre emoções pessoais. Exemplos de textos literários são: romances, contos, poesias, letras musicais.
O texto para ser considerado literário precisa ter uma elaboração peculiar e especial ao referir-se aos fatos presentes no texto. ... Geralmente, o texto embasado nesses fatores revela emoção, pessoalidade e é detentor de simbologia, arte e beleza que transcendem às palavras no papel.
Resposta. Resposta: A descrição de memórias afetivas.
Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apres … entação de ideia principal, argumentos e conclusão. O papel da sociedade no combate da violência nas escolas.
A colonização de Goiás deveu-se também à migração de pecuaristas que partiram de São Paulo no século XVI, em busca de melhores terras para o gado. Em 1744, a região onde hoje se encontra o estado de Goiás, antes pertencente ao estado de São Paulo, foi separado e elevado à categoria de província.
Quais são os quatro principais tópicos que estipulam os textos literários? Discurso, estrutura, finalidade e efeitos ao leitor.
As principais características da entrevista são a oralidade e o discurso direto (reprodução integral da fala de um personagem). A primeira pelo fato de tratar-se de um diálogo e a segunda pois, na maioria das vezes, o diálogo é transcrito exatamente como foi conversado.