Durante o Concretismo, os artistas tinham como questionamento o uso tradicional do espaço em branco do papel ou da tela. Por isso, decidiram que não iriam se limitar a escrever de forma tradicional de leitura ocidental: da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Essa nova corrente surgiu como uma reação ao movimento criado em São Paulo. Sendo assim, os artistas neoconcretistas propunham que a arte não podia ser vista apenas como um mero objeto, como considerava os concretistas paulistas. Ou seja, para os cariocas, a expressividade estava muito acima da forma.
A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens, a princípio: planos e cores. A busca dos artistas era incorporar a arte música, poesia, artes plásticas às estruturas matemáticas geométricas.
O Concretismo, ou Arte Concreta, foi uma das manifestações artísticas da primeira metade do século XX. Já o concretismo desenvolveu-se nas décadas de 1950 e 1960, no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, abrangendo a poesia, mas também as artes plásticas. ...
A origem comum teve início na 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, em dezembro de 1956, em São Paulo, repetida no Rio de Janeiro em fevereiro de 1957. ... As duas exposições foram o tema do sexto encontro sobre mostras de artes visuais que marcaram o panorama artístico brasileiro a partir dos anos 50.
A arte concreta no Brasil tem como marco a chegada de Mário Pedrosa, crítico de arte, que em 1945 traz um novo conceito sobre o papel da arte, se opondo à proposta de figurativismo presente no país desde da Semana de Arte Moderna de 22.
A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. ... As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.
O quadro, construído exclusivamente com elementos plásticos - planos e cores -, não tem outra significação senão ele próprio. A pintura concreta é "não abstrata", afirma Van Doesburg em seu manifesto, "pois nada é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície".
Sem implicar uma arte figurativa, a arte concreta nasce também como oposição à arte abstrata, que pode trazer vestígios simbólicos por causa de sua origem na abstração da representação do mundo. Linha, ponto, cor e plano não figuram nada e são o que há de mais concreto numa pintura.
As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos, cores, que chamamos de elementos da inguagem visual. Ao combiná-los entre si, podemos criar imagens. O ponto é o elemento mais simples da linguagem visual. Quando imaginamos um ponto, normalmente pensamos nele como um pequeno círculo.