Interiorização do Brasil foi o processo de ocupação do sertão do Nordeste e da região Norte por meio da expansão pecuária e extração de drogas do sertão. ... Nesta aula você vai ver que a interiorização do Brasil só aconteceu por causa da expansão da pecuária e da exploração das drogas do sertão.
A formação do território brasileiro ocorreu de forma gradual com o decorrer da história, sendo que ela inicia-se já com o Tratado de Tordesilhas do ano de 1494, formado entre a Coroa Portuguesa e a Espanhola para dividir as terras que viessem a ser descobertas.
No processo de colonização do Brasil, houve uma fase que pode ser compreendida sob o termo “interiorização”, isto é, o adentramento e desbravamento das regiões centrais do país. Essa fase começou efetivamente no século XVII.
Entradas e bandeiras foram expedições realizadas no século XVIII, em direção ao interior do Brasil, com o objetivo de encontrar metais preciosos e aprisionar índios para serem mão de obra escrava.
-A a utilização dos rios como via de deslocamento e transporte. -As bandeiras. -Como estratégia de combate à pirataria. - Alternância de pastos e pelo deslocamento dos animais até os mercados consumidores, a população se fixou no sertão.
Podemos dizer que as atividades que levaram à interiorização do território brasileiro, foram: A pecuária, considerando o século XVI, uma vez que para manter o gado afastado das plantações de cana-de-açúcar e evitar prejuízos para os produtores, os colonos adentraram na mata nordestina.