Para matricular-se no Curso de Mestrado em Teologia, o interessado deverá ter concluído o Bacharelado em Teologia, Filosofia, Ciências Sociais da Religião ou área afins. Tendo concluído nesta ou em qualquer outra instituição equivalente.
E não precisava ser em filosofia: a palavra “philosophiae” remete à sua origem grega, de “amor ao conhecimento”. Por isso, o título na prática é concedido a pessoas que atingem o nível acadêmico mais alto em sua área de estudo – e o significado de PhD é, a rigor, o mesmo que o de um doutorado.
Ter feito um pós-doutorado significa apenas que um doutor realizou um estágio acadêmico, que pode ter sido de apenas um mês. Ao contrário da pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), o pós-doutorado não é um grau acadêmico. Em outras palavras, ninguém é pós-doutor, pois esse título não existe.
O que é PhD: O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado. O título de Doutor é equivalente ao título de PhD, porém essa nomenclatura é mais utilizada nas universidades anglo-saxônicas.
Níveis: serve para indicar em que nível se refere determinado curso de formação (1º grau normal, 2º grau supletivo, superior, etc.); Sequência: serve para identificar diferentes durações de cursos, com o mesmo nível, mas com um número diferente de fases; Fases: os períodos que podem ser identificados nos cursos.
Melhor remuneração, mais conhecimento, satisfação pessoal. O que motiva alguém a procurar um curso de doutorado? Considerado o maior grau acadêmico no qual um estudante pode chegar, essa etapa é conhecida no Brasil como a última da pós-graduação stricto sensu.
Vamos lá? Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.