A teoria dos órgãos Zang Fu se refere a como as relações entre os diversos sistemas orgânicos são compreendidas dentro do referencial da Medicina Tradicional Chinesa. O termo chinês também poderia ser traduzido como Teoria dos órgãos (Zang) e vísceras (Fu).
Os seis Fu são os órgãos vazios, pertencentes à categoria Yang, constituída de vesícula, estômago, intestino delgado, intestino grosso, bexiga, e sanjião (triplo aquecedor – formado pelo diafragma, abdômen e baixo ventre). As funções fisiológicas dos órgãos zang são elaborar e estocar as substâncias essenciais.
Vísceras são os órgãos internos do corpo que contêm espaço(s) que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excretas ou secreções, etc. Podem estar presentes no tórax, no abdômen e na pelve. Exemplos de tais órgãos são estômago, intestinos e bexiga.
Apreciadas por algumas pessoas, as vísceras são partes dos animais que também servem para o consumo humano. São elas: língua, bucho, fígado e rim. Possuem alto valor nutricional, porém sujeitas a maior depreciação.
Víscera oca (estômago, intestino delgado, cólon, ureteres, bexiga)
As vísceras do peixe conhecido como tilápia-do-nilo (Sarotherodon niloticus) corresponde a 10% do peso do animal e metade disso é gordura, utilizável como matéria-prima para produção de biodiesel.