A pintura medieval refere-se à maior parte da arte produzida na Europa durante um período de cerca de mil anos; começou com a queda do Império Romano no século V d.C. e terminou com o começo do Renascimento, no século XIV. ... Assim, a pintura medieval refletia esta atitude. E era a fonte principal de seus temas.
Na pintura medieval prevalecia a temática religiosa, sendo uma forma de arte que era profundamente ligada com a Igreja e que era vista como uma forma de transmitir conhecimentos religiosos para uma população largamente analfabeta.
A escultura renascentista distingue-se da gótica essencialmente por deixar de ter a função de elemento ornamental, valendo por si mesma. Entende-se como um processo de recuperação da escultura da Antiguidade clássica.
A pintura destes artistas desenvolveu-se de forma independente dos avanços que aconteciam na Itália e sem o objetivo de reviver a Antiguidade Clássica. O estilo de suas obras derivou diretamente das artes medievais das iluminuras e vitrais, com uso da tinta a óleo.
Mas o objetivo do artista renascentista não era de copiar a grandeza e excelência da arte Clássica, mas de igualar essas criações. Durante este período os artistas (das Belas-Artes) deixam de ser considerados meros artesãos e passam a ser vistos como homens intelectuais.
Isso porque com a morte de Carlos Magno houve intensos conflitos entre seus filhos para conseguir conquistar o trono. Isso acabou causando a divisão do território dos francos em várias partes, enfraquecendo o poder. Assim, o renascimento carolíngio tinha como objetivo justamente trazer o poder de volta.
Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). ... O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana.
Resposta. O humanismo foi um movimento de glorificação do homem e da natureza humana, que surgiu na nas cidades da Península Itálica em meados do século XIV. O homem, a obra mais perfeita do Criador, era capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza.
As quatro principais inovações na pintura foram: