Diferenciando rizoma, tubérculo e bulbo É um caule modificado em forma de raiz. Geralmente, tem a forma redonda, atrofiada e que acumula amido. Dessa formação, surgem os olhos ou brotos. São considerados tubérculos o cará, inhame, a batata inglesa, dália, caládio e o tinhorão.
Na biologia, um rizoma é uma estrutura componente em algumas plantas cujos brotos podem ramificar-se em qualquer ponto e transformar-se em um bulbo ou um tubérculo.
Rizomas são caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas. Em alguns rizomas ocorre acúmulo de material nutritivo em certas regiões, formando tubérculos. O gengibre, usado como tempero na cozinha oriental, é um caule tipo rizoma. ...
Exemplos de plantas com rizomas: bastão-do-imperador, gengibre, íris, alpínias, strelitzia, espada-de-São-Jorge e bananeira. Tubérculos: Trata-se de um caule modificado em forma de raiz, arredondado, hipertrofiado, que acumula substâncias de reserva (amido).
Apesar de ser parecido com uma raiz, o rizoma apresenta gemas, por isso é classificado como caule. Este tipo de caule cresce paralelo ao solo, formando raízes adventícias a partir dos nós. ... As folhas que estão presentes no rizoma são escamiformes e recobrem as gemas, por isso são consideradas catafilos.
Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo. A característica marcante que diferencia a raiz tuberosa do tubérculo é a presença de botões vegetativos (ou gemas), popularmente chamados de olhos.
São aqueles que se situam acima da superfície do solo. Podem ser eretos, rastejantes, trepadores ou ainda em forma de estolão.
Os caules aéreos podem ser dos seguintes tipos:
→ Adaptações dos caules: