A monarquia parlamentar é um sistema político no qual os poderes do monarca são limitados pelo parlamento, um governo organizado constitucionalmente e eleito pelo povo. Ela se difere da monarquia absolutista pois, nesta última, o poder está concentrado apenas nas mãos do soberano.
Atualmente, o tipo de monarquia mais comum é a monarquia constitucional, ou parlamentarista, na qual o rei exerce a função de Chefe de Estado, mas a função de chefe de governo é exercida pelo primeiro-ministro, que é eleito pelo povo e fiscalizado pelo parlamento.
No reinado de Eduardo I (1272-1307), oficializou-se a existência do Parlamento. ... Comandada pelo rei, conforme os limites impostos pelo Parlamento, a Inglaterra tornar-se-ia um dos países mais poderosos da Europa, a partir do século XVI. Até hoje, a Inglaterra é uma monarquia parlamentarista.
Resposta: Na Inglaterra, a primeira tentativa de imitar os poderes do rei ocorreu em 1215 com a promulgação da Magna Carta.
A monarquia constitucional parlamentarista da Inglaterra consolidou-se por meio da Declaração dos Direitos de 1689 (Bill of Rights). Guilherme de Orange e Maria Stuart, antes de serem coroados rei e rainha, tiveram que assinar o termo jurando obediência a ele.
A Monarquia Nacional Inglesa foi uma das primeiras a formar-se. Seu processo de constituição ocorreu entre os séculos XI e XIII. Até o século XII, as ilhas que formam o atual Reino Unido não possuíam unidade política. ... Assim sendo, o processo efetivo de centralização monárquica começou com o rei Henrique II (1133-1189).
O Absolutismo Inglês iniciou-se com a dinastia Tudor (1485-1603) e encerrou com o fim do governo de Jaime II em 1688, quando Guilherme de Orange invadiu a Inglaterra, jurou o Bill of Rights (Declaração dos Direitos) e instaurou a monarquia parlamentar em substituição à monarquia absolutista.
Atualmente, a rainha Isabel II é a soberana e seu herdeiro aparente é seu filho mais velho Charles Philip Arthur George, Príncipe de Gales. Em seguida na linha de sucessão está o príncipe Guilherme, Duque de Cambridge e filho mais velho do Príncipe de Gales.
No dia 20 de janeiro de 1936, o príncipe herdeiro da Inglaterra tornou-se o rei Eduardo 8º, após a morte de seu pai, George 5º. Mais tarde, ele renunciaria por amar uma plebeia. O rei George 5º da Inglaterra morreu em 20 de janeiro de 1936, aos 71 anos.
Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra
Em 1707 foi assinado o Tratado da União entre Escócia e Inglaterra, que já incluía Gales, e que levou ao nascimento da Grã-Bretanha. ... Em 18 de setembro de 2014, 4 milhões de escoceses se pronunciaram em um referendo sobre a independência, rejeitando-a por 55% a 45%.
O rei escocês acabou falecendo em 1371. Ao fim da campanha, contudo, a Escócia permanecia independente, e assim permaneceu até a unificação dos reinos escocês e inglês, em 1707, para formar o poderoso Reino da Grã-Bretanha (através do Tratado de União).