O botulismo em bovinos é causado pela ingestão de neurotoxinas C ou D da bactéria Clostridium botulinum que são formadas no processo de decomposição da matéria orgânica vegetal ou carcaças de animais mortos, podendo ser encontrada na água, no solo e alimentos.
Com a evolução da doença, a fraqueza muscular pode se espalhar, descendo para os músculos do tronco e membros. O botulismo pode apresentar progressão por 1 a 2 semanas e estabilizar-se por mais 2 a 3 semanas, antes de iniciar a fase de recuperação, com duração variável.
As toxinas produzidas por todos os subgrupos são destruídas nas seguintes condições: 80ºC durante 20 a 30 minutos, 85ºC durante 5 minutos, ou 90ºC durante alguns segundos. As células vegetativas, os esporos e as toxinas de C. botulinum não são destruídos pela congelação.
O tratamento com toxina botulínica é rápido e quase não provoca dor. A aplicação é feita em consultório médico e leva cerca de 15 minutos, durante os quais o médico aplica um anestésico tópico para garantir maior conforto durante o procedimento. Na sequência, a substância é injetada com a ajuda de uma agulha fina.
O Clostridium botulinum é um bacilo gram positivo, que se desenvolve em meio anaeróbio, produtor de esporos, encontrado com freqüência no solo, em legumes, verduras, frutas, sedimentos aquáticos e fezes humanas.
O Clostridium botulinum sobrevive no ambiente devido a sua capacidade de formar esporos e estes são super resistentes como por exemplo, sobreviver até duas horas a temperatura próxima a 100Cº, então deve-se ter cuidado com os vegetais que podem conter esses esporos e sempre lavá-los/cozinhar/aquecer antes de consumi- ...
Há três formas da doença: botulismo alimentar, provocado pela ingestão de alimentos com a toxina; botulismo infantil, que atinge crianças com menos de um ano e o botulismo por ferimento, no qual a produção de toxina acontece em feridas2.
O botulismo infantil é uma forma rara de botulismo (ver este termo), uma doença adquirida rara da junção neuromuscular com paralisia flácida descendente causada por neurotoxinas botulínicas (BoNTs). É causada pela colonização intestinal por Clostridium botulinum levando infecção mediada por toxina com toxemia.
A revisão também aponta que não é recomendado dar mel para crianças com menos de um ano de idade , pois o mel de abelhas pode estar contaminado por uma bactéria (a Clostridium botulinum) que pode provocar uma doença (o botulismo) grave nos pequenos, que têm um sistema imune mais frágil.
Sim, o mel é um alimento bastante nutritivo e saudável e por isso pode usá-lo para adoçar o seu chá favorito.
A Camomila é maravilhosa para diminuir a dor em bebês que sofrem com cólica, refluxo ou problemas digestivos. A dose 30 a 60 mls de chá melhora a dor e faz com que seu bebê se acalme e durma melhor.