Ambos os oceanos servem para descrever o universo do mercado. Oceano vermelho engloba o mercado conhecido, atual, com todas as empresas já existentes. ... O oposto oceano azul abrange o mercado desconhecido, onde não há concorrência, onde não há briga. Isso porque essas empresas ainda não existem.
É um conceito de negócios, apresentado em um livro de mesmo nome, que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados, chamados pelos autores do conceito de “oceano azul”.
O oceano vermelho é um mercado já muito explorado e de alta competição, enquanto o azul é um mercado inexplorado, onde as empresas pioneiras terão grande vantagem e sucesso. ... Eles são bons para tomar decisões rápidas em momentos decisivos e cruciais, mas atrapalham na hora de criar novos mercados.
Veja quais são os principais pontos da estratégia do oceano azul:
Oceano Azul é um conceito de empreendedorismo e negócios que incentiva a busca por mercados ainda não explorados, em vez de enfrentar uma concorrência que já é acirrada. Trata-se de um estímulo à inovação, não necessariamente tecnológica, mas com um negócio nunca antes visto. O termo foi cunhado por W.
A estratégia do Oceano Azul busca direcionar o negócio para mercados que oferecem resultados mais eficientes, ou seja, que oferecem menos competição e gastos para sobressair frente a outras empresas.
A Matriz Eliminar, Reduzir, Elevar Criar (ERRC - Eliminate, Reduce, Raise, Create em inglês) ou MEREC de acordo com alguns pesquisadores, é uma grade ou matriz, desenvolvida por W.
Inovação de valor é uma lógica estratégica diferente, pois o foco é desviado da premissa de vencer os concorrentes, para passar a criar ambientes não concorrenciais, buscando assim novos espaços de mercado inexplorados (KIM;MAUBORGNE, 2005).
Características
Skimming. Nessa estratégia, também conhecida como Desnatamento de Mercado, o novo produto é inserido no mercado com o preço mais alto possível. Com o tempo, conforme a reação da demanda (curva de demanda), o preço é trazido para patamares mais baixos.
Estratégia enquanto Pretexto O que Mintzberg quer dizer com isso é que a estratégia pode ser usada como uma forma de manipular a concorrência para que ela siga pelo caminho mais conveniente para a sua empresa. Seria mais ou menos como um blefe, no pôquer.
A estratégia como posição é uma forma de localizar a empresa no seu meio ambiente, melhorando sua posição competitiva. Nessa concepção a estratégia permite definir o local (dentro do ambiente mais amplo) onde a empresa vai concentrar os seus recursos, visando manter ou melhorar sua posição.
Os 5 Ps da estratégia foram criados por Henry Mintzberg em 1987. Cada um dos 5 Ps representa uma abordagem diferente da estratégia: Plano; Manobra; Padronização; Posição e Perspectiva. (1) Como plano, a estratégia precisa ser desenvolvida com antecedência e com propósito.
O pensamento estratégico organizacional nada mais é do que o alinhamento da visão e das metas de uma empresa. Isso requer uma mente bastante apurada. A forma como se busca a união entre perspectivas e objetivos deve variar conforme a situação vivida, tanto pelo ambiente interno quanto pelo ambiente externo.
7 dicas para ter uma gestão mais estratégica e menos operacional
A principal atribuição do gerente estratégico é focar na distribuição das atividades de seu time, bem como no estabelecimento de metas e KPIs para acompanhamento. Ele detém poder para negociar e delegar tarefas de forma segura, controlando e acompanhando de perto a execução de cada ação.
Nesse aspecto, a gestão estratégica de pessoas é fundamental, pois tem como objetivo entender os colaboradores de uma empresa e alinhar os interesses deles com os da própria organização. Ou seja, sem essa gestão estratégica de pessoas nas organizações, as empresas podem sofrer muito com as fugas de talentos.
Na gestão estratégica de pessoas, o RH ainda deve contribuir para a formação de um forte senso de meritocracia. Isso significa que cada um dos profissionais deve ser recompensado, em termos de carreira e salário, de acordo com os resultados que entrega à empresa.