hebraico
A razão pela qual o Novo Testamento foi escrito originalmente em grego é porque grego era a língua franca do lado leste do Mediterrâneo naquela época; já o latim só era mais falado no oeste.
Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores, entre 1500 AEC e 450 AEC (livros do Antigo Testamento) e entre 45 EC e 90 EC (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1 600 anos.
Quando foi feita a primeira tradução da Bíblia? A primeira tradução aconteceu entre os séculos I A.C. e III A.C. Foi uma tradução do hebraico e do aramaico para o grego, e é conhecida como LXX (Setenta) ou Septuaginta. Naturalmente, tratava-se de uma tradução somente do antigo testamento.
Segundo a tradição religiosa cristã, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento (que o Judaísmo chama de Torá e o Catolicismo chama de Pentateuco) teriam sido obra de Moisés por volta do ano 1200 a.C. Já os Salmos teriam sido escritos por Davi, e Samuel seria o autor de Juízes.
Basicamente, qualquer Almeida vai proporcionar uma leitura mais clássica. Ou seja, nesse sentido qualquer uma das 3 pode ser utilizada com esse objetivo. Em relação à proximidade com a tradução clássica para o Português, a ARA é a mais distante, a ARC é consideravelmente próxima e a ACF, bom, é a mais fiel.