Campo eletromagnético é a concentração das cargas elétricas e magnéticas. Fenômeno estudado pela Física, a ligação entre eletricidade e magnetismo foi entendida e comprovada pelo físico James Clark Maxwell (1831-1879).
Os fenômenos elétricos que ocorrem próximos a cargas elétricas estão ligados pelo fato de existir um campo elétrico na região próxima à carga. Nesse caso, a variação do fluxo do campo magnético induz um campo elétrico E em cada ponto do espaço. ...
A exposição humana a radiações do campo eletromagnético (CEM) ocorre por toda a parte, resultante da proximidade de linhas de força de alta voltagem e estações de força de transmissão, do uso de eletrodomésticos e equipamentos como microondas, monitores de vídeo e telefones celulares.
Uma inversão geomagnética é a mudança de orientação do campo magnético terrestre de tal forma que o norte e o sul magnéticos são intercambiados.
O campo magnético da Terra possui dois polos (norte e sul) que não são estáticos e cujas variações se deslocam até 16 km por ano. ... Um campo magnético fraco ou instável poderá ser uma evidência clara de que a inversão dos polos terrestres está para acontecer.
Olá! Podemos evidenciar que o campo magnético da terra apresenta dois polos, norte e sul, que apresentam-se de forma váriável, não são estáticos. Diante disso, compreendemos que a cada 450 mil anos aproximadamente, estes polos são invertidos.
A maneira mais fácil de inverter os polos de um ímã permanente é simplesmente girar fisicamente o ímã em 180 graus.
Geralmente o polo Sul é denominado como sendo o negativo do ímã e o polo norte o positivo. Aproximando-se o polo norte de um ímã ao polo sul de outro ímã, nota-se uma atração. A partir da figura abaixo, podemos enunciar esta lei da força magnética: polos da mesma natureza se repelem e de naturezas diferentes se atraem.