As propriedades dos logaritmos são propriedades operatórias que simplificam os cálculos dos logaritmos, principalmente quando as bases não são iguais. Observação: quando não aparece a base de um logaritmo consideramos que seu valor é igual a 10.
Propriedades dos Logaritmos
Quando escrevemos, por exemplo, log 2 = 0,301, significa 100,301 = 2. Usamos sempre a base 10 e, por isso, os nossos logaritmos são chamados decimais. Existem também logaritmos em outras bases. Por exemplo, a igualdade 25=32 significa que o logaritmo de 32 na base 2 é igual a 5.
Os logaritmos são formas de descobrir os expoentes que você precisa multiplicar para um número específico. Por exemplo, o uso da função "Log" no número 10 revelaria que você deve multiplicar o número da sua base 10 apenas uma vez para igualar o número 10.
Para começar, vamos usar a fórmula: F=P*J*N, em que F é o valor final dos juros medido em Reais, P é o valor principal, J é a taxa de juros por período e N é o número de períodos totais como meses ou anos. Veja o exemplo: No Excel, coloque F (valor final) na célula B4: ele é o que queremos descobrir!
Para calcular os juros compostos no Excel é necessário utilizar a fórmula F = P*(1+J)N , onde F equivale ao valor final, obtido após um período X; P é o capital principal, J é a taxa de juros e N o número de períodos em que os juros serão aplicados.