É claramente possível usar o bicarbonato para subir o pH e um tamponador adequado para manter o pH estável. Tanto nos aquários marinhos ou salobros quanto nos aquários de pH elevado, os melhores tamponadores são à base de boratos.
Você pode diluir a água para alterar o pH, reduzindo o número de íons de hidrogênio. Outra opção é adicionar moléculas de hidróxido, carbonato ou bicarbonato à água. A proporção de moléculas vai causar alterações no pH. Na maioria dos casos, adicionar moléculas de bicarbonato ou hidróxido à água vai aumentar o pH.
Para subir ou alcalinizar o pH do lago, podemos usar o bicarbonato de sódio que é um produto regulador de alcalinidade encontrado em farmácias e agropecuárias, usado como tampão para aumentar o pH do sistema. Também é comum usar conchas trituradas para ajudar subir o pH da água.
Ponha água numa garrafa transparente limpa, tampe-a e, em seguida, coloque-a num lugar escuro. Se depois de alguns dias surgir nela ao menos um sinal alarmante (camada na superfície, plana em volta da garrafa e resíduo), é sinal de que a qualidade da água deixa muito a desejar.
Sua potabilidade pode ser verificada através de análise de água para poço semi artesiano. Para uma água ser considerada potável ela não pode ter gosto, devendo ser insípida; não pode ter cheiro, ou seja, inodora; e não pode ter cor, devendo ser incolor.
A técnica mais comum por lá é a dessalinização térmica, na qual a água salgada é armazenada em tanques aquecidos. Quando evapora, acumula-se na parte superior do reservatório e, ao se condensar, transforma-se em água pura, sem os sais (ver infográfico).
A água dos poços fica armazenada em um tanque de cinco mil litros. A placa capta a luz do sol e transforma em energia. A força faz a água passar por tubos que funcionam como filtros. O sal fica retido e a água purificada vai para outro tanque já pronta para o consumo.