Por nutrição estética entende-se um campo relativamente novo na área, cuja implementação do cuidado nutricional – com auxílio da dietética e da dietoterapia – associado à prevenção de doenças crônicas, também abrange resultados estéticos requisitados pelos pacientes.
Na nutrição estética o profissional nutricionista visa a dietoterapia na adequação do peso e nos diversos agravos estéticos, como acne, celulite, envelhecimento, flacidez entre outros. Utiliza a nutrição em conjunto com a ação dos cosméticos, ajudando a obter o melhor resultado com o uso desses produtos.
Segundo essas autoras, a nutrição estética em sala de aula pode ser entendida como ampliação de referências, permitindo ao indivíduo ter outros modelos de imagens, diferentes formas de pensar e maneiras de fazer. A obra de arte sugere infinitas leituras, as quais auxiliam a desencadear uma rede de significações.
As linguagens que a arte abrange são: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. Artes Visuais: tem como sua principal forma de apreciação a visão. exemplo: gravura, desenho, pintura, fotografia e cinema. ... Teatro: forma de arte baseada em interpretações de histórias.
Funções do nutricionista: planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação segundo a Lei 8.
Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) O estudante que aplica para um estágio nessa área tende a acompanhar as atividades do nutricionista da unidade, aprende a calcular refeições, fazer os pedidos, receber as mercadorias e, principalmente, como gerenciar uma equipe.