A pirâmide alimentar fornece informações corretas para a população sobre como ter uma alimentação saudável, analisando-se os grupos de alimento e sua importância nutricional. A pirâmide alimentar é uma representação gráfica que reúne informações importantes a respeito dos grupos de alimentos presentes em nossa dieta.
Por exemplo, no topo da pirâmide estão os alimentos que devem ser consumidos com cautela, como os açúcares, óleos e gorduras. Já a base da pirâmide representa os alimentos que devem ser ingeridos com frequência, tendo em vista sua alta fonte de energia. Aqui, estão pães, batatas, massas e arroz.
Resposta. Os carboidratos estão na base da pirâmide alimentar porque a pirâmide se baseia na quantidade do nutriente é necessário na alimentação de um indivíduo, os carboidratos são extremamente necessários na alimentação dos indivíduos, possuindo importância na produção de energia do organismo.
Para melhor representar o que podemos comer em maior e menor quantidade, quanto mais embaixo maior quantidade e quanto mais em cima menor quantidade.
À medida que seguimos em direção ao ápice da pirâmide, aparecem os alimentos que devem ser ingeridos em menor quantidade. No topo, estão alimentos como óleos, gorduras, açúcares e doces, que, se consumidos em excesso, podem desencadear problemas de saúde como hipertensão e obesidade.
No topo da pirâmide estão representados os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois além de calóricos, podem levar á obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades. Neste grupo estão os doces, açúcares, óleos e gorduras.
Resposta. Resposta: Pq nem toda alimentação é oq a pessoa precisa.
"Na base da pirâmide, encontra-se o grupo dos alimentos ricos em carboidratos, como massas, pães, cereais, arroz, mandioca, cará, inhame, batata doce. Por estarem na base da pirâmide, devem ser consumidos em maiores quantidades ao longo do dia", ela explica. Quantidade diária: 2 porções ao dia.
Resposta: Explicação: No terceiro e quase último nível da pirâmide (fica apenas abaixo do topo) temos os alimentos construtores!
Para que servem e quais são os Alimentos Construtores. Os alimentos construtores são aqueles ricos em proteína, como ovo, carnes e frango, que têm a função de construir novos tecidos no organismo, especialmente quando se trata de massa muscular e de cicatrização de feridas e cirurgias.