Hemácias normocíticas significa que as hemácias em questão apresentam um tamanho normal, não estão fora do padrão esperado. Hemácias normocrônicas representa que a "coloração" delas está normal, ou seja, que a pigmentação dos glóbulos vermelhos em questão está normal.
VCM reduzidos indicam hemácias microcíticas, isto é, de tamanho diminuído. Esse dado ajuda a diferenciar os vários tipos de anemia. Por exemplo, anemias por carência de ácido fólico cursam com hemácias grandes, enquanto que anemias por falta de ferro se apresentam com hemácias pequenas.
VCM: volume corpuscular médio é calculado dividindo-se o hematócrito pelo número de eritrócitos e multiplicando-se por 10. Representa o tamanho médio dos eritrócitos e sua unidade é fentolitros (fL.).
A CHCM é calculada pela fórmula: CHCM = Hemoglobina ÷ Hematócrito (ou CHCM = HCM ÷ VCM). Seu valor é expresso em porcentagem (mais comumente utilizada) ou em g/dL de eritrócitos. Valores de referência para adultos: 31 – 36% ou g/dL.
Os índices hematimétricos são parâmetros de avaliação das hemácias no que diz respeito ao tamanho destas células e à distribuição da hemoglobina nestas, por isso são importantes e servem especialmente para a classificação das anemias.
Significado de Hematimetria substantivo feminino [Medicina] Medição dos glóbulos do sangue através do hemocitômetro.
Este exame serve para avaliar a saúde de uma maneira geral e quando há sintomas como febre, fadiga e fraqueza, entre outros. Ajuda a identificar doenças como leucemia, anemia e infecções bacterianas ou virais. Alergias e hemorragias também podem ser detectadas no hemograma.
Hemoglobina Corpuscular Média (HCM): Considera-se normal de 28-34 g/dL de hemácias....