Sistema ambulacrário: É um sistema de órgãos dos equinodermos, que são locomoção, transporte de substâncias, respiração, excreção, na circulação e nos órgãos do sentido. Consiste numa rede de canais por onde a água do mar circula. ... Resumindo: o sistema ambulacral serve para a movimentação do equinodermo.
Classes. A classificação dos equinodermos varia de acordo com os autores, porém são reconhecidas cinco classes principais: Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea, Holothuroidea e Crinoidea.
O sistema ambulacrário ou hidrovascular é um conjunto de estruturas que permite a locomoção dos equinodermos, além de atuar na captura do alimento e na percepção tátil. Derivado do celoma, esse sistema, formado por tubos e ampolas, utiliza a força hidráulica para controlar os chamados pés ambulacrários.
Apesar de os pés ambulacrais serem a forma de locomoção mais conhecida, os equinodermos também se locomovem de outras formas. Alguns representantes conseguem locomover-se rastejando-se, colocando os braços voltados para o substrato e, literalmente, andando sobre suas pontas.
O sistema ambulacrário é constituído pelo madreporito, ou placa madrepórica, localizado na superfície aboral. Internamente, a placa madrepórica liga-se a um canal vertical (ou pétreo) que, por sua vez, se une a um canal circular ou circum-oral.
Sistema Ambulacral. O sistema Ambulacral é conjunto de canais, bolsas e pés ambulacrais presente exclusivamente nos equinodermos e está relacionado com locomoção, nutrição e circulação. ... Estrela do mar mostrando seus pés ambulacrais.
Equinodermos
Placa madrepórica. Pequeno disco calcário, achatado e perfurado por inúmeros orifícios que permite a comunicação do sistema ambulacrário com o exterior.
utilizados para a proteção, especialmente contra pequenos animais ou larvas que podem sedimentar na superfície corporal dos equinodermos.
Os pés ambulacrários fazem parte do sistema vascular hídrico (ou ambulacrário) destes organismos e permitem a sua fixação ao substrato e captura de alimento. Os equinodermes são um filo de animais marinhos invertebrados com simetria radial.
As estrelas do mar são carnívoras, alimentando-se predominantemente de ostras. Com auxílio do sistema ambulacrário, as estrelas abrem as valvas do molusco e lança seu estômago com enzimas digestivas sobre a massa visceral da ostra; a digestão é extracorpórea.
Pé ambulacrário (ou podia; singular: podium) é a designação dada em biologia aos pequenos túbulos com ventosas que funcionam como um eficiente sistema de locomoção dos equinodermes. O sistema ambulacrário é um sistema de canais exclusivo do filo Echinodermata.
O sistema ambulacrário está presente exclusivamente no filo Equinodermos, como estrelas do mar, pepinos do mar, ouriços do mar, etc. Esse sistema apresenta diversas funções, como de excreção, circulação, respiração, movimentação.
As estrelas-do-mar se alimentam de crustáceos, ostras e lesmas, usando as patas tubulares para despedaçar a carapaça de presas maiores. Certas estrelas-do-mar levam os alimentos até a boca, que fica na parte inferior do corpo. Outras colocam o saco digestivo para fora para apanhar a comida.
As estrelas-do-mar regeneram porções do disco e braços perdidos, desde que um pedaço do disco central esteja presente; um braço isolado não tem essa capacidade e acaba por morrer, com excepção das espécies do género Linckia, que podem regenerar um indivíduo completo a partir de um só braço.
As estrelas do mar podem ser a chave para o tratamento contra doenças inflamatórias, como asma e artrite. Os pesquisadores da Associação Escocesa de Ciências Marinhas descobriram que a substância viscosa que cobre estes seres serve como uma espécie de “teflon”, impedindo a obstrução dos vasos sanguíneos.
As estrelas-do-mar podem viver em regiões rasas do mar ou em áreas bem profundas, de uns 6.
1 mês
A estrela-do-mar é um ser vivo E é um animal invertebrado, ou seja, não possui coluna vertebral. Pertence ao filo dos equinodermos que juntamente com o filo dos poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos e artrópodes, não possuem vertebras.
Os animais marinhos podem ser observados em seu habitat sem perturbá-los e sem que se cause danos. Capturar estrelas-do-mar, caranguejos e peixinhos para observá-los ou brincar com eles é um comportamento imoral e prejudicial ao ecossistema. Em alguns países, chega a ser ilegal.
Eucariotas
As estrelas-do-mar podem possuir sexos separados a maioria dos Asteroides podem apresentar reprodução assexuada, é comum que isso envolva uma divisão do disco central, de forma que o animal se separa em duas partes. Cada metade então regenera a parte perdida do disco e dos braços, formando assim outra estrela.
Se não quiser usar álcool isopropílico, pode substituir por formol, uma solução de uma parte de formol e cinco partes de água. Usar essa solução fornecer à estrela-do-mar um forte cheiro químico que irá diminuir gradualmente quando ela estiver completamente seca.
Faça uma mistura de partes iguais de água sanitária e água em um balde ou bacia grande. Ponha as conchas resistentes na solução usando as luvas de borracha. Escove-as com a escova de dentes velha. Deixe-as de molho por uma hora.
Como cuidar de uma estrela-do-mar em um aquário
Sinta os pés ambulacrários em baixo da estrela do mar. Pés ambulacrários são as centenas de estruturas cilíndricas e vazias em baixo da estrela do mar. Caso se retraiam ao toque do seu dedo, a estrela está viva. Caso estejam claudicantes, ela está severamente doente ou morta.