Alimentos que devem ser Evitados: Frituras; Café, chá mate e preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou gasosas; Frutas ácidas como: laranja, maracujá, abacaxi e limão.
A dieta para a gastrite e úlcera é baseada em alimentos naturais, rica em frutas, vegetais e alimentos integrais, e pobre em produtos industrializados e processados, como salsicha, frituras e refrigerantes.
Dez alimentos para tratar a úlcera do estômago
Vale lembrar que beber leite continua sendo importante para a saúde, por ser uma boa fonte de proteínas e cálcio. Mas deixou de ser recomendado a pacientes com úlceras porque, em vez de acalmá-las, pode ter efeito oposto ou até piorá-las.
“As fibras – principalmente obtidas no consumo de maçã, mamão, melão, banana, folhas verdes escuras, semente de linhaça, cenoura, beterraba, feijão, rabanete, abobrinha, grão de bico e soja – são excelentes exemplos.
"Couve, bertalha, rúcula e os alimentos verde escuros são ótimos porque alcalinizam o pH do estômago e equilibram a acidez", diz. Ela também indica uma alimentação mais simples, como arroz, feijão, grãos, peixe ou frango.
Sendo assim, é primordial evitar alimentos fortes que possam irritar o estômago, tais como: café, álcool, refrigerantes, alimentos muito gordurosos, embutidos, pimenta, entre outros. Em vez disso, invista em alimentos saudáveis e naturais, como frutas, verduras, legumes, castanhas, grãos e cereais.
O azeite é muito bem tolerado pelo estômago. Na verdade, a função de protecção de azeite tem um efeito benéfico respeitante ao tratamento de úlceras e gastrite. O Azeite activa a secreção de hormonas pancreáticos e biliares muito mais naturalmente do que os medicamentos prescritos .
O consumo de ômega-3 e de ômega-6 ajuda a reduzir a inflamação no estômago e a impedir o crescimento da H. pylori, ajudando no tratamento da doença. Essas gorduras boas podem ser encontradas em alimentos como óleo de peixe, azeite de oliva, sementes de cenoura e óleo de semente de toranja.
O óleo de coco é um tipo de gordura saudável, sendo uma das melhores opções para cozinhar. Não fará mal para pacientes com gastrite ou refluxo gastro-esofágico.