Os Flocos de Arroz contém carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais. São muito utilizados na preparação de barras de cereais, cereais matinais, granolas, cookies, entre outros alimentos.
Em resumo, cuscuz engorda se houver exageros. Assim como o pão francês, o arroz branco e arroz integral, a batata inglesa, batata doce, inhame, macaxeira, eles são fontes de carboidratos, substitutos entre si, devem ser consumidos com moderação, e de acordo com a recomendação do seu nutricionista.
Uma tapioca grande feita com 5 colheres de sopa (100 gr) de goma hidratada contém 71 gramas de carboidratos. Enquanto a mesma medida de cuscuz contém em média 25 gramas de carboidratos. Além disso, a tapioca possui mais calorias e menor taxa de fibras.
Regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer a farinha – a textura deve ficar como a de areia molhada, bem úmida. Deixe hidratar por 10 minutos – assim os flocos ficam mais macios ao cozinhar no vapor.
Modo de Preparo
O cuscuz marroquino vem do oriente médio e é uma massa feita de semolina, também pode ser encontrado com o nome de semolina em grãos, ele é perfeito para substituir o arroz ou quinoa nas refeições e não requer muito cozimento, já que o preparo é apenas a hidratação desses grão secos com água quente por cerca de 5 ou 7 ...
Cuscuz vem sendo usado como ingrediente para saladas, com legumes picadinhos, raspas de limão, amêndoas, grão-de-bico, queijo feta, cebola frita. Tudo combina no cuscuz marroquino. Mas, no Marrocos, só vi o ingrediente sendo servido como acompanhamento para ensopados, as tagines.
Encha com o cuscuz, tampe com um prato e leve ao microondas por 5 minutos na potência alta. Retire do forno e desenforme sobre o prato. Para congelar não é recomendável decorar com ovos cozidos e palmito, pois endurecem.
O arroz pode ir direto pro freezer depois de esfriar. Na hora de descongelar, vale até usar até o microondas. O feijão tem uma dica a mais. A vantagem é congelar sem temperar _ele vai pro freezer só com o caldo do cozimento.
Coloque o trigo numa peneira, lave-o então deixe de molho na água, numa tigela por 20/30minutos, até ele crescer e ficar macio. Volte o trigo a peneira, escora a água espremendo o excesso. Coloque num saco plástico para congelamento. Dura bem, congelado, por 3 até meses.
Encha a tigela com água gelada; Escorra a água novamente; Coloque a couve em um pote que pode ser levado ao congelador; Congele.
Congelar alimentos é uma solução prática, mas nem todos os produtos podem ir ao freezer.
1º passo: cozinhe os alimentos, de preferência no vapor. A água gelada quebra o cozimento dos alimentos, deixando-os no ponto certo para o congelamento. Assim, quando você descongelá-los, você não precisará cozinhá-los, apenas aquecer. Para armazenar, separe-os individualmente em saquinhos plásticos ou filme plástico.
Quando a energia cair, mantenha o congelador fechado para manter os alimentos congelados o maior tempo possível. Qualquer alimento que ainda estiver congelado quando a energia voltar pode permanecer no congelador. Os itens que descongelarem devem ser preparados e consumidos imediatamente.