O ligamento periodontal é também constituído por tecido conjuntivo laxo, o qual contém vasos sanguíneos, linfáticos e a cadeia nervosa do ligamento. A maior parte dos vasos sanguíneos do ligamento surgem a partir da medula óssea do osso de suporte e também de prolongamentos dos vasos periapicais.
O ligamento periodontal é composto por fibras colágenas que ligam os dentes ao osso alveolar. É formado pelas fibras de Sharpey. Comunica-se através de canais vasculares com os espaços medulares do osso alveolar próprio. O cemento radicular é um tecido que recobre a raiz do dente.
Como o dente é fixado no alvéolo pelo ligamento periodontal e não por uma interface direta entre o osso e ele, é possível extraí-lo, na maioria das vezes, sem remover significativamente pequenas áreas do osso alveolar. O LPD ajuda na modelação e remodelação do osso que circunda o dente./span>
A recuperação depende de paciente para paciente. Mas em média demora de 01 dia para a raspagem. A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.
Dentes moles são tratáveis; doenças como a gengivite e a periodontite têm cura, basta seguir as orientações do dentista, fazer algumas alterações nos hábitos de higiene e alimentares e visitar o dentista regularmente./span>
Conheça 10 alimentos para fortalecer os dentes.