EQST

O Que Necrose De Liquefativa?

O que é necrose de Liquefativa?

A necrose liquefativa, ou por liquefação ou por coliquação ou coliquativa, é caracterizada pela total lise da área tecidual com necrose, que se mostra muito amolecida, semifluida, ou líquida, devido à ação das enzimas lisossomais liberadas das células mortas.

Como tratar necrose de liquefação?

Na presença de necrose de liquefação a ferida deverá ser lavada em jatos com solução de papaína de 4 a 6% diluída em solução fisiológica. Na presença de necrose de coagulação na concentração de 8 a 10%, após efetuar a escarectomia.

Como tirar necrose de ferida?

Tratar as necroses no caso de feridas crônicas Remover tecido necrótico para acelerar a cicatrização. Corte e Laceração Limpar e Proteger SF 0.

O que é necrose e apoptose?

Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.

Quais as diferenças e equivalências entre necrose e apoptose?

Necrose Hemorrágica: Ocorre em alguns órgãos internos, quando há obstrução do fluxo sanguíneo acumulando sangue no tecido (hemorragia), esse acúmulo de sangue diminui o nível de oxigênio necrosando o tecido. Apoptose: Essa modalidade e dita como a morte celular programada ou morte celular não seguida de autólise.

O que provoca a morte celular?

Segundo ele, há dois grandes fatores que levam as células à morte: os processos de necrose e apoptose. Dentro da necrose, a morte pode ocorrer por anoxia (falta de oxigênio), ausência de nutrição ou por meio de produtos tóxicos. Quando ocorre a necrose, ocorre necessariamente uma inflamação.

Quais as causas da lesão e morte celular?

A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.

O que leva a apoptose?

A apoptose é, de fato, responsável pelo desenvolvimento embrionário dos diversos seres vertebrados. Ela mantém o equilíbrio do organismo, defendendo-o contra as células prejudicadas por vírus e que são estranhas para o corpo do indivíduo.

Qual organela faz a apoptose?

As organelas celulares chamadas mitocôndrias são os árbitros da apoptose, elas podem dar continuidade a ação ou retardá-la. As mitocôndrias contêm enzimas que produzem apoptose, e que adiam o processo.

Como ocorre a via intrínseca da apoptose?

A via intrínseca, ou via mitocondrial, consiste numa via onde há lesão celular: por lesão do DNA (a lesão do DNA pode ser causada por radiação, toxinas, radicais livres), ou por uma proteína mal dobrada, ou ainda por redução dos fatores de crescimento.

O que ocorre com a cromatina durante o processo da apoptose?

Durante a apoptose ocorrem alterações características no núcleo celular graças à ativação de endonucleases que degradam o DNA. Como resultado, o núcleo torna-se picnótico e a cromatina se condensa nas porções adjacentes à membrana nuclear. Finalmente, o núcleo entra em colapso e se fragmenta.

Quais as consequências de um processo ineficiente de apoptose?

Caso contrário, células insensíveis a essa inibição pela falta de contato, que não realizam apoptose nessas situações, podem tornar-se perigosas para o organismo: elas podem sequestrar nutrientes em locais ou situações inadequadas e proliferar em excesso; essa, inclusive, é uma das características de células cancerosas ...

Como ocorre o processo de autofagia?

A autofagia acontece quando as células englobam e degradam porções de seu próprio citoplasma. Nesse processo, formam-se membranas, de origem ainda controversa, que englobam porções do citoplasma, produzindo uma estrutura fechada denominada de vacúolo autofágico ou autofagossomo.

Qual a função do citocromo c na apoptose?

As funções do citocromo c englobam sua participação como transportador de elétrons na cadeia respiratória mitocondrial e agente promotor de apoptose por mecanismo intrínseco que envolve seu release desta organela e consequente atuação citoplasmática como ativador da cadeia de caspases.

Qual a função da proteína bcl-2 no processo de apoptose?

Essa proteína parece funcionar em um sistema de feedback com caspases: pode inibir a atividade da caspase, prevenindo a liberação do citocromo c da mitocôndria como também ligar-se ao fator ativador da apoptose (APAF-1).