Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terá saldo credor.
Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica. Quando uma conta dessas serve como origem (crédito) de recursos, ela se torna mais positiva. ... Passivo negativo é na verdade um ativo, por exemplo a sua conta-corrente "vermelha" lá na contabilidade do banco.
O Patrimônio Líquido positivo é sempre creditado e o seu saldo é sempre credor, e o Patrimônio Líquido negativo, sempre debitado, seu saldo sempre devedor. O primeiro lançamento que se faz em determinada conta terá que ser de acordo com a sua origem.
Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.
Juros ativos = Receita de juros; Juros passivos = Despesa de juros; Juros ativos a vencer (Receitas pagas antecipadamente) = Passivo; Juros passivos a vencer (Despesas pagas antecipadamente) = Ativo; Vamos ver como isso cai em prova!!!!
O passivo tem natureza credora por que são valores que a empresa obteve com a confiança dos fornecedores (e demais credores) de que a empresa irá pagar.
Caixa - Conta de Natureza devedora destinada a registrar a movimentação dos recursos, representados por bens numerários, em espécie ou em cheque, portanto jamais deverá ficar credora, se por acaso isto ocorrer deverá ser analisada, localizar o fato e reclassica-lo.
A conta é de natureza devedora quando representa bens ou direitos. Quando representa obrigações a conta é de natureza credora. ... As contas de Receita são contas de natureza CREDORA. E por ultimo as Contas de Despesas e Custo são contas de natureza DEVEDORA.
Ela é credora porque deduz do ativo que é um conta devedora! Assim uma conta que deduz da receita é devedora porque a receita é credora!
São contas patrimoniais com natureza credora: A- ICMS a recolher, duplicatas a pagar, prejuízos acumulados,FGTS a recolher. B- duplicatas descontados reservas de lucro, capital a integralizar, contas a receber. ... E- salários a pagar, credores por financiamento, reservas de lucro, amortização.
As contas patrimoniais trazem informações primordiais na avaliação financeira de uma empresa. São uma “fotografia” do tamanho e da situação da organização. Basicamente, consistem em um relatório gerado após o registro de toda a movimentação financeira que impacta na estrutura da companhia.