Conheça as principais características políticas do Império Romano. O Império Romano, que foi construído após o fim da República, correspondeu ao período de maior esplendor da Civilização Romana, com grandes obras de urbanização e embelezamento das cidades, além de um grande incentivo à produção cultural e artística.
A sociedade romana tinha como principais membros os patrícios e os plebeus, mas outros, como os clientes, os escravos e o proletariado, também a compunham. ... Além disso, os patrícios eram grandes detentores de terras cultiváveis, de onde tiravam sua principal riqueza.
Justiniano foi importante para o Império Bizantino por ter ajudado a reformar os modelos legais do Império, de modo a ter promulgado o Código Justiniano que ajudou a evitar o tipo de desastre social que acabou por derrubar o Império Romano do Ocidente.
Além disso, Constantinopla era o extremo entre o Ocidente e o Oriente, sendo a porta de entrada de mercadorias, tornou-se um grande centro financeiro e durante a Expansão Marítima Européia Constantinopla servia de comércio para cidades italianas, como Veneza e Gênova que monopolizavam o comércio no Mediterrâneo. ..