Uma curva analítica, que nada mais é do que um modelo estatístico, é, então, utilizada para obter a concentração do analito de uma amostra (xprevisto) que produz uma resposta observada (yobservada).
Para a construção da curva de calibração ou analítica, uma série de soluções padrão em con- centrações crescentes deve ser preparada para ser medida. Via de regra, para esta operação, é tomada uma massa ou volume da substância de referência e avolumada com um solvente.
A curva de calibração é uma relação funcional do sinal observado (y) dada uma certa quantidade de analito. ... A maioria das aplicações da curva de calibração é que na prática, temos interesse em predizer o valor de (X) dado uma observação(Y), para ilustrarmos o problema observe a seguinte aplicação.
A linearidade da curva de calibração, é determinada pelo ensaio de amostras que possuem concentrações de analito dentro da faixa de trabalho pretendida. A curva de calibração é muitas vezes dada apenas pela faixa linear da curva que relaciona a resposta ou sinal com a quantidade ou concentração do analito.
A curva de calibração, por sua vez, corresponde à relação gráfica entre os valores de absorbância e os de concentração de uma determinada substância. Através do gráfico é possível verificar a linearidade da reação e calcular um fator de conversão de valores de absorbância em concentração.
Clique com o botão direito do mouse em um dos pontos e selecione a opção “Adicionar linha de tendência”. Uma linha reta aparecerá no gráfico. No lado direito da tela, o menu “Format Trendline” aparecerá. Marque as caixas ao lado de “Exibir equação no gráfico” e “Exibir valor do quadrado R no gráfico”.