Processo de separação de misturas heterogêneas A Flotação é a designação relacionada ao processo de separação de misturas de elementos que não se dissolvem entre si, ou seja, a flotação só pode ser aplicada em misturas heterogêneas, seja entre sólidos ou sólidos e líquidos, desde que sejam substâncias imiscíveis.
Essa flotação do minério consiste em misturá-lo de forma pulverizada com óleo, água e detergente, e depois borbulhar ar através dessa mistura. O sulfeto mineral que está recoberto de óleo junta-se às bolhas e fica na superfície. Já o resíduo que é pobre em cobre (ganga) fica no fundo do recipiente e é descartado.
Um dos principais usos que se dá à flotação é na separação de minerais. Mas há ainda outras funções da flotação, como por exemplo, na obtenção de corantes. A flotação é utilizada também no combate à poluição dos rios. O método serve para tratar a água e os esgotos.
A dissolução fracionada é um método de separação de misturas muito utilizado em práticas laboratoriais cuja principal característica é a diferença de solubilidade dos diversos materiais em um determinado solvente.
A destilação simples é comumente usada nas indústrias sucroalcooleiras, na produção de combustíveis e destilados como a cachaça, vinhos e outras bebidas. A produção de cachaça artesanal é comum no país, principalmente em fazendas e cidades do interior.