Sim é normal. A princípio essa medicação pode causar um sangramento vaginal , que pode ser intenso ou duradouro, o que vai depender de quanto tempo vc estava sem menstruar.
Sangramento vaginal Durante o tratamento com CERAZETTE pode ocorrer sangramento vaginal em intervalos irregulares. Pode ser mínimo, não necessitando do uso de absorvente, ou maior, mais parecido a um período menstrual curto, requerendo proteção com absorvente. Você pode também não apresentar nenhum sangramento.
Todo o anticoncepcional de uso contínuo pode gerar escapes menstruais, principalmente nos primeiros 3 meses. As mulheres como miomas, pólipos, adenomiose e infecção pode ter mais escapes menstruais. O seu médico nunca deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar.
Pra começar é preciso esclarecer pra quem não sabe que cerazette é um anticoncepcional contínuo, daqueles que a gente não menstrua quando toma. Conhecido por alguns como "mini pílula". O motivo de ter escolhido esse tipo de pílula foi devido a famosa TPM.
Por que ocorre? Vamos lá: sangramento de escape é um leve sangramento ocorrido fora da época do fluxo menstrual. A mancha menstrual que ocorre no meio do período, 12 a 16 dias antes do início do ciclo, é normal. Vários fatores podem ocasionar o sangramento, como: o uso de anticoncepcional, stress e gravidez.
O Diu Mirena, por ter um hormônio em sua estrutura, tende a causar uma diminuição no sangramento menstrual, e muitas vezes, até sua parada total. Porém, algumas pacientes, podem continuar com seu fluxo normal, e mais raramente ter um aumento do mesmo.
A menstruação pode ficar irregular nos primeiros 3 meses após a inserção do Mirena. Isso é normal desde que ele esteja bem posicionado. Após os primeiros 30 dias, algumas medicações como anti-inflamatórios, doxiciclina, anti-fibrinolíticos e anticoncepcionais podem ser usados para reduzir ou parar o sangramento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o DIU de liberação hormonal expõe a mulher a 0,2% de chance de gravidez, enquanto o DIU de cobre tem 0,7% de chance. O DIU de cobre é muito eficaz para evitar a gravidez e tem aproximadamente 99,3% de eficácia.