A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como doenças crô- nicas as doenças cardiovasculares (cerebrovasculares,isquêmicas), as neoplasias, as doenças respiratórias crônicas e diabetes mellitus.
Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam risco para o paciente.
Causas
Comece incluindo no seu dia a dia:
226) afirmam que "doença aguda" produz sintomas e sinais pouco depois da exposição à causa, de curso rápido, a partir da qual há normalmente total recuperação ou um fim abrupto em morte; com referência à "doença crônica", esta produz sintomas e sinais num período variável de tempo, de curso prolongado, havendo apenas ...
As causas são as mais diversas e podem ser desencadeadas por organismos patogênicos, tais como vírus e bactérias, por problemas genéticos, por fatores emocionais e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.
Conheça agora as doenças que mais matam no país e quais são as medidas necessárias para preveni-las.
Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista. A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos.
Sedentarismo, hábitos alimentares, estresse, consumo de álcool e o hábito de fumar, além de pouca prevenção, também são fatores relacionados. Entre as cinco primeiras doenças que mais matam no país estão: Doenças cardíacas isquêmicas – doenças cardíacas são a principal causa de morte no Brasil.