EQST

O Que Escria Na Construço Civil?

O que é escória na construção civil?

Elemento de escórias do carvão de hulha, utilizado como inertes na produção de blocos de betão para alvenaria, sendo também utilizado como filtro das águas finais das fossas sépticas.

Para que serve a escória de Alto-forno?

Essa escória recebe o nome de Escória Bruta de Alto-Forno, podendo ser britada ou utilizada como material inerte em diversas aplicações, substituindo materiais pétreos. A escória líquida é transportada para os granuladores nos quais é resfriada bruscamente por meio de jatos de água sob alta pressão.

Quais são os produtos do Alto-forno Cite suas principais aplicações?

O ferro gusa e o ferro fundido (obtido pela refusão do gusa) são produtos que se solidificam a temperaturas em torno de 1200oC ou seja aproximadamente 300oC abaixo do aço. O ferro fundido é matéria mais procurada que o aço para produzir-se péças fundidas, porque o custo de produção é menor.

Quais são os produtos do alto forno?

O monóxido de carbono é um gás redutor do minério de ferro e reage com o óxido de ferro para produzir ferro fundido e dióxido de carbono. Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade.

O que é produzido no alto forno?

O alto forno produz ferro gusa como seu principal produto, contendo cerca de 4,5 % de carbono, 0,3 a 0,7 % de silício, 0,01 a 0,04 % de enxofre, no máximo 0,1 % de fósforo e cerca de 0,1 5 de manganês.

Quais são as principais partes do alto forno?

A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito. Esse último tem três partes: cadinho, rampa e cuba. Cadinho – corresponde a parte onde se acumulam o metal fundido e a escória, resultantes das reações que ocorrem no seu interior.

Que nome se dá ao processo que transforma o gusa em aço?

O ferro gusa é levado para a aciaria, ainda em estado líquido, para ser transformado em aço, mediante queima de impurezas e adições. O refino do aço se faz em fornos a oxigênio ou elétricos.

Como fazer peças de ferro fundido?

O ferro fundido é uma liga ternária composta por ferro, carbono (de 2% à 4%) e silício (de 1% a 3%) que é fabricado a partir do ferro gusa (produto imediato da fundição do minério de ferro com carvão e calcário num alto forno).

Qual a matéria prima para dos ferros fundidos?

As principais matérias-primas usadas na produção de ferros fundidos cinzentos são o ferro-gusa, a sucata de aço e ferros fundidos, retornos de processo e ferro ligas.

Quais são os tipos de ferro fundido?

Os ferros fundidos são divididos em três tipos principais: branco, cinzento e nodular.

  • Ferro fundido branco. Formado por uma taxa de resfriamento mais alta e é utilizado em peças em que se necessite elevada resistência à abrasão, alta dureza e baixa ductilidade. ...
  • Ferro fundido cinzento. ...
  • Ferro fundido nodular.

Quais as vantagens do uso do ferro fundido maleável?

Elevada resistência ao desgaste e à abrasão; Amortecimento de vibrações; • Componentes de grandes dimensões; • Peças de geometria complicada; Peças onde a deformação plástica a frio é inadmissível. Baixo ponto de fusão; • Elevada dureza e resistência ao desgaste; • Boa resistência à corrosão; • Baixo custo.

O que é ferro fundido Maleavel?

O ferro fundido maleável apresenta-se como um estágio intermediário na escala de propriedades físicas entre o ferro fundido e o aço. ... O produto americano é superior ao europeu em ductilidade, pode ser fundido em seções mais pesadas e apresenta-se com dureza Brinell mais baixa.